By

Estima-se que, em Portugal, 40% das mulheres adultas sofre de varizes. Afinal, o que estaremos nós a fazer de errado para ficarmos com as veias das pernas e coxas dilatadas?

Pernas pesadas e cansadas, dormência e comichão. Estes são os principais sintomas de quem tem varizes que, por outras palavras e segundo a CUF, são “veias dilatadas e tortuosas e facilmente identificáveis por se localizarem debaixo da pele. As varizes estão englobadas na denominação Doença Venosa Crónica”. Em Portugal, estima-se que 40% do sexo feminino em idade adulta sofre desta patologia. Afinal, o que causa aquelas que começam por ser linhas azuis e vermelhas de diferentes tamanhos nas pernas da mulher?

A razão do aparecimento

Como sabemos, o coração tem como função bombear sangue para todo o corpo através das artérias. Este, regressa ao lugar inicial pelas veias e fá-lo contra a gravidade. Para ajudar neste processo existem as válvulas, que impedem que o sangue que sobre torne a descer. Quando a função valvular falha, parte desse sangue estanca, as veias dilatam, tornando-se visíveis a olho nu. Surgem, assim, as varizes.

As causas e como prevenir

Infelizmente, a genética é um dos fatores de aparecimento de varizes. Além disso, segundo a CUF, “a componente hormonal e a gravidez” também fazem com que as mulheres venham a sofrer desta patologia.

Depois há outros fatores, não menos importantes, que podemos, sem dúvida, controlar:

  • Roupa demasiado apertada, sapatos com salto muito alto ou demasiado planos;
  • Passar muito tempo em pé ou sentada na mesma posição e com as pernas cruzadas. Fazer muitas caminhadas ajuda a que o sangue circule melhor;
  • Tomar duche com água muito quente. No banho, deve apontar o chuveiro diretamente para as pernas e alterar os jatos de água quentes e frios;
  • Beber pouca água. Beber 1,5l de água por dia faz com que se mantenha hidratada;
  • Passar muito tempo em contacto direto com o sol. Os raios violeta danificam o tecido conjutivo;
  • Excesso de peso. Uma alimentação saudável e equilibrada reforçam a resistência das paredes venosas;
  • Falta de hidratação da pele. Use um bom hidratante na sua rotina diária de beleza.

Além de tudo isto, consulte um médico especialista em cirurgia vascular!

Sofre de varizes? Conte-nos a sua história.

 

Leave a Reply