By

Num mundo perfeito viver com outra pessoa seria um mar de rosas. No mundo real tem os seus senãos. Quais são? Será que todas as pessoas estão dispostas a dividir casa? Por outro lado, quais são as mais-valias?

De manhã, o pedido estava escrito em letras bem grandes: “NÃO TE ESQUEÇAS DE DEITAR O LIXO FORA”. No final do dia, lá estava ele. Grande, robusto, verde, apertado e com guardanapos sujos a sair por todos os lados. Sim, o saco do lixo estava intacto no mesmo sítio. “Esqueci-me, foi sem querer”, disseram. “Não aguento mais esta desorganização”, retribuiriam. “Para te compensar fui às compras”, continuaram. “O que faria eu sem ti aqui em casa?”, concluíram. Bonita história esta, protagonizada por alguém que aprendeu a viver com outra pessoa.

Como em tudo na vida partilhar casa tem os dois lados da moeda. Há um conjunto de vantagens e desvantagens que devemos analisar antes de tomar qualquer decisão. Para a ajudar enumeramos muitas delas a seguir.

Vantagens

Medicamento anti-solidão

Quer queira ou não, nunca estará sozinha. Se tem tendência a sentir-se solitária e se fica muitas vezes em baixo porque não tem com quem conversar, viver com outra pessoa pode ser o melhor remédio. Juntos poderão partilhar histórias, conversar sobre coisas banais e partilhar experiências do dia a dia.

Socorro, preciso de auxílio!

Reconhece aquele momento em que sabe que a panela está quente, mas mesmo assim pega nela com as mãos e acaba por se queimar? E que a seguir tudo o que mais quer é ter perto de si água fria e uma boa pomada? Pois bem, se partilhar casa terá alguém para a auxiliar rapidamente. Quer dizer, faça figas para que essa pessoa esteja em casa.

Felicidade redobrada

Quando se partilha casa com alguém, até os momentos mais aborrecidos como limpar o pó ou mudar os lençóis da cama podem tornar-se mais felizes e divertidos.

Contas pela metade

“Oh não, chegou a conta da luz!”, “Oh yeah, só vou pagar metade!”. Quando se vive sozinho todas as contas são pagas apenas por uma pessoa, certo? Já se existir mais alguém em casa as despesas, se forem bem divididas, ficam pela metade. Isto faz com que consiga poupar mais.

Maior convivência

Viver com outra pessoa permite ficar a conhecê-la melhor. Quer seja uma relação de amizade ou de amor sairá sempre mais fortalecida, pois conseguirá partilhar mais momentos com o outro.

Hoje lavas tu a loiça

Outra das mais-valias de viver com outra pessoa é que também as tarefas domésticas são divididas ou até mesmo feitas a pares. Quer dizer, nem sempre é isso que acontece, mas é o que deveria acontecer. É tudo uma questão de organização, bom senso e espírito de inter-ajuda.

Desvantagens

O comando hoje é meu! Não, é meu!

Sabe aquela série que via todos os dias deitada no sofá depois de jantar? Pode ter de começar a vê-la dia sim dia não. É que quando vive com outra pessoa tem de fazer cedências neste campo… e em outros!

Onde é que está aquela moldura do móvel da sala?

Ganhou vida própria? Não. Foi alguém que a mudou de sítio. Quando partilha casa o espaço passa a ser coletivo e a opinião deixa de ser só sua. O correto é chegar-se a um consenso, mas nem sempre isso acontece e quem paga? As coisas que andam sempre a saltitar de um lado para o outro.

Apetece-lhe arroz, mas vai comer massa

Se quando vive sozinha pode cozinhar e comer o que quiser, quando vive com outra pessoa as refeições têm de agradar a ambos. E isso nem sempre é fácil.

Não sabia que os teus pais vinham cá hoje

Está a ter um dia de trabalho difícil e só pensa em chegar a casa e deitar-se? Cuidado, pois pode aparecer a “visita das oito”. Este é um termo fofinho que adotamos para falar das pessoas que ou aparecem ser ser convidadas ou são-no sem o nosso consentimento.

A porta da casa de banho é para estar fechada

Intimidade, que saudades tuas! Quer dizer, obviamente que esta desvantagem depende muito de pessoa para pessoa. Há quem não tenha problemas nenhuns em usar a casa de banho ao pé de alguém e há quem abomine essa ideia. Uma coisa é certa: quando se vive com alguém nunca se consegue estar 100% à vontade neste campo.

Esqueci-me de deitar o lixo fora. Faço isso amanhã

Quando as tarefas estão todas dependentes de uma pessoa é muito mais fácil de controlá-las. Quando estamos dependentes de alguém nem sempre pode correr bem e originar discussões.

 

Para si quais são as vantagens e desvantagens de viver com outra pessoa?

 

Leave a Reply