By

Wayne Goss, maquilhador profissional e YouTuber, fez um vídeo onde explica qual é o grande segredo por trás dos tutoriais de beleza, que faz com que as pessoas surjam sem imperfeições. Afinal… andamos a ser bem enganadas.

Quantas vezes já recorreu ao YouTube para saber “como disfarçar uma borbulha”, “como aplicar eyeliner” ou até mesmo “como fazer o contouring como Kim Kardashian”? O processo é todo muito simples: fazemos a pergunta e o site de vídeos fundado em 2005 responde-nos com mais de 180 mil canais dedicados à beleza (dados disponibilizados pelo Pixability). O mais difícil é escolher um deles. Afinal, os tutoriais de beleza parecem-nos (quase) todos tão perfeitos e os YouTubers que dão a cara por eles estão tão luminosos, sem falhas, manchas e sinais, não é verdade?

Eis que Wayne Goss, maquilhador profissional e YouTuber desde 2009, resolveu pôr tudo em pratos limpos e acabar com o “mundo encantado dos tutoriais de beleza”. Num vídeo divulgado em janeiro deste ano, Goss conta o truque que muitos usam para tornar os seus vídeos impecáveis (o que dá logo mais vontade de clicar): PhotoShop Live, que é como quem diz iluminação profissional.

A descoberta foi feita pelo maquilhador, conhecido pelos seus truques em poucos minutos, não há muito tempo. Estava a ver um vídeo de outra YouTuber e reparou que as mãos e o rosto dela davam-lhe menos vinte anos do que ela tinha realmente – “algo não está certo aqui”, pensou.

Nessa altura, Goss decidiu fazer uma pesquisa profunda sobre o assunto, que muito lhe interessava. “Encontrei outro vídeo de uma mulher a aplicar maquilhagem a uma modelo. A pele desta tinha muitos pigmentos e sardas e a maquilhadora, de repente, conseguiu que ela ficasse com pele de porcelana. Nessa altura pensei como a artista era incrível. Até que ela pôs um produto à frente da câmara para mostrar o que estava a usar e o filtro [leia-se PhotoShop Live] que incidia sobre a pele da modelo deixou de funcionar e pode-se ver toda a pigmentação. Isto é tão errado!”, conta no vídeo.

Incrédulo, com todo o “jogo sujo” feito por muitos profissionais da área para “ganharem mais visualizações”, o maquilhador foi à procura desse tal PhotoShop Live e descobriu-o a cerca de 100 libras (aproximadamente 116,81€). O resultado, esse, pode ver a seguir.

tutoriais de beleza

Este escândalo no Mundo dos tutoriais de beleza do YouTube chega numa altura em que, cada vez mais, as mulheres querem assumir-se tal como são, com as suas imperfeições. Põem de lado os filtros do Instagram, mostram-se com estrias (mesmo quando são seguidas por milhares de pessoas) e até apagam todas as redes sociais em sinal de protesto. Agora, mais do que nunca, o sexo feminino quer mostrar à sociedade que uma imagem corporal positiva é também aceitar viver com as nossas partes menos boas (ou que não gostamos tanto).

Algo que não vai, de todo, ao encontro daquilo que os Youtubers estão a fazer, não acha?

 

Leave a Reply