By

Está farta que a pele do alho se cole aos dedos? Sabe que há salvação para uma sopa demasiado salgada? Quer fazer uns ovos mexidos perfeitos e nunca lhe saem bem? Há truques de cozinha neste artigo possíveis de serem desvendados!

Todos os minutos são preciosos, tudo o que descomplique a nossa vida é bem vindo e todas adoramos aprender. Referimo-nos aos segredos para limpar a casa, por exemplo, e aos truques de cozinha, que não só dão mais qualidade às refeições como nos fazem poupar tempo.

Em criança, Pascale Paolini passava horas na cozinha. As memórias de infância levaram a agora escritora a passar para o papel tudo aquilo que aprendeu e pesquisou ao longo dos anos. 1001 Segredos de Cozinha (Círculo de Leitores) é o livro que resultou de todo o estudo, cujos alguns segredos contamos-lhe a seguir.

Como descascar um alho

Basta mergulhar os dentes durante 30 segundos numa tigela com água muito quente. A pele solta-se naturalmente e, acima de tudo, não se cola aos dedos.

Como retirar o excesso de sal da sopa

Leve ao lume a sopa demasiado salgada, durante alguns minutos, juntamente com pedaços de batata crua. No fim, retire os pedaços de batata – estes terão absorvido o excesso de sal.

Como fazer ovos mexidos e macios

Eis o truque de um chef para obter ovos mexidos e perfeitamente macios: no final da cozedura, retire do lume, adicione um ovo cru e misture.

Como limpar o óleo vegetal

Coloque delicadamente uma clara de ovo crua no óleo ainda quente (mas não à temperatura de fritar). Os pequenos restos e impurezas que permanecerem no óleo irão colar-se à clara de ovo, como por milagre. Retire o ovo. Coe o óleo através de um filtro de café.

Como tirar a ferrugem de uma faca

Enfie-a numa cebola, retire e volta a colocar duas ou três vezes. Na última vez deixe a faca dentro da cebola durante uma hora e depois lave-a. A ferrugem desaparece.

Como fazer a alface durar mais tempo

Lave-a, seque-a e coloque as folhas entre um pano húmido (muito importante: não apertar), que até pode guardar no recipiente dos legumes do frigorífico. A alface gosta de suavidade. O tronco corta-se com uma faca, mas as folhas preferem ser destacadas à mão (o metal fá-las escurecer). Quando a alface começar a ter um ar triste, dê-lhe um banho quente (não mais de um quarto de hora), seguido de um rápido duche frio. O choque térmico devolve-lhe o caráter estaladiço.

Experimente estes truques de cozinha e depois diga-nos como correu. Conhece mais algum? Partilhe connosco.

 

Leave a Reply