By

Por mais que tenha cuidado está sempre em guerra com o seu cabelo? Já tentou várias técnicas, mas nenhuma dá o movimento que quer aos seus fios capilares? Não desista. Segue-se um Guia para um Cabelo Perfeito.

Costuma dizer-se que o cabelo diz muito da nossa personalidade. O que, de certa forma, é tonto. Isto porquê: quantas vezes já se esforçou durante e após o banho para ficar com um cabelo perfeito e passadas poucas horas parece que um ciclone passou por si? E quantas outras vezes saiu do cabeleireiro com um penteado impecável, que não durou até ao dia seguinte?

Será que estes episódios mostram que tem uma personalidade triste, amargurada e sem graça? Claro que não. Aqui o que acontece é simples: não está a usar os truques certos para manter um cabelo bonito e saudável.

A boa notícia é que andámos a ler o Guia para um Cabelo Perfeito (Presença), da hairstylist Mafalda Perfeito (responsável pelos cabelos de Diana Chaves, Mariana Monteiro, Marisa Cruz e Sónia Araújo, por exemplo) e reunimos as melhores dicas da autora para lhe mostrarmos a seguir.

Champô

“Para mim, a escolha do champô é essencial – e talvez a parte mais importante dos cuidados com o cabelo. Eu sou da opinião de que lavar o cabelo com frequência não faz mal, desde que a escolha do champô seja a correta e de qualidade!”

Couro cabeludo oleoso

  • Evite champôs hidratantes, de equilíbrio, fortalecimento e que diminuam o volume. Estes costumam adicionar muita humidade, fazendo com que fique ainda mais oleoso. Prefira os purificantes, mas tenha atenção para não secar demasiado.

Couro cabeludo seco

  • Evite champôs de volume. Estes podem tirar a humidade necessária à sua raiz, correndo o risco de secar ainda mais. Procure alternativas que promovam a humidade e a hidratação.

Couro cabeludo normal

  • Champôs hidratantes são ótimos para aumentar a humidade, brilho e maciez. São bons para quem tem cabelos grossos, crespos e loiros. Champôs fortificantes são indicados para cabelos danificados ou quebradiços, dada a sua composição proteica. Champôs de equilíbrio são adequados para este tipo de couro cabeludo.

Condicionadores

“Os condicionadores ou amaciadores são essenciais para uma cabelo brilhante. O seu uso fecha a cutícula que foi aberta pelo champô, e permite que o cabelo retenha a água e reflita a luz, mantendo-se saudável.”

Erros a evitar

  • Devemos evitar o excesso de hidratação em cabelos finos, pois torna-os mais finos, perdem volume e pode provocar queda e irritação do couro cabeludo por excesso de produto na raiz.

Dicas para escolher o condicionador certo

  • Podemos escolher entre condicionadores que se utilizam durante a lavagem e se retiram no final, ou os leave-in que se aplicam após as lavagens e não se retiram do cabelo. Estes últimos são muito práticos porque não há necessidade de enxaguar depois de aplicados e facilitam bastante o desembaraçar. A aplicação em cabelos finos deverá ser feita caso não tenham colocado condicionador durante a lavagem. Em cabelos grossos e em alguns cabelos médios podem ser usados como hidratação extra e auxiliares a desembaraçar.

Escovas

“Talvez nunca tenha parado para pensar neste assunto. Escolher o tipo de escova mais adequada ao seu tipo de cabelo é fundamental para garantir o melhor resultado quando se penteia e evitar o quebrar do cabelo.”

Dicas para escolher a melhor escova

  • As escovas com pelo de náilon podem ser utilizadas em qualquer tipo de cabelo, tanto para secar como para modelar;
  • Já as de pelos naturais são ideais para cabelos finos e quebradiços, por serem mais macios e não agredirem o cabelo durante a secagem, reduzindo a quebra ao serem escovados;
  • As escovas com pelos de metal são excelentes para desembaraçar os fios, mas qualquer descuido pode ferir o couro cabeludo;
  • As com pelos de plástico com bolinhas nas pontas servem para travar o cabelo ao escovar. São perfeitas para desembaraçar, principalmente o cabelo molhado. Têm maior utilidade em cabelos grossos.

Ganchos e elásticos

Dicas para que os acessórios não estraguem um cabelo perfeito

  • Os ganchos devem ter sempre proteção nas extremidades para não agredir o couro cabeludo;
  • Os elásticos devem ser apropriados para o cabelo, não devendo estar demasiado apertados para não causar pressão na raiz;
  • Para ajudar a fixar melhor o cabelo coloque laca nos ganchos.

Secadores 

“Os modelos atuais são leves, compactos e a oferta agrada a todos os gostos.”

Qual escolher e como usar?

  • Para garantir um penteado duradouro, deve optar por secadores que possuem boa regulação da temperatura, pois a utilização de ar frio no final ajuda a fechar a cutícula evitando a desidratação do cabelo e, por outro lado, reforça a fixação do penteado;
  • As altas temperaturas ajudam a modelar melhor os fios, seja para dar efeito liso ou ondulado;
  • Os cabelos mais finos devem ser secos com temperaturas médias;
  • O bico do secador deverá manter-se diretamente no cabelo, mas deve respeitar sempre uma distância de 10 cm.

Pranchas e ferros modeladores

“Mantenha sempre os seus modeladores limpos, sem resíduos de produtos de proteção ou de styling. Devem ser limpos quando estão desligados e frios com algodão embebido em água, e posteriormente bem guardados.”

Receitas caseiras para quem abusa dos modeladores

  • Abacate com mel. Bata meio abacate com duas colheres de sopa de mel na trituradora. Passe a mistura nos fios húmidos e deixe atuar durante 20 minutos, usando uma touca térmica ou uma toalha. No final, lave os cabelos normalmente.
  • Banana com aveia. Amasse a banana e misture com uma colher de sopa de aveia até criar uma pasta. Aplique a máscara em cabelos molhados e deixe atuar durante 20 minutos. No final, lave a cabeça normalmente.

Sonha ter um cabelo perfeito? Vai usar estas dicas?

 

Leave a Reply