By

apresenta-especial-party

Se recebeu um presente de que não gostou, desta vez, não o coloque no fundo do armário. Troque-o por algo que seja verdadeiramente útil. Damos-lhe quatro ideias para trocar os presentes indesejados de forma inteligente.

Todos os presentes devem ser recebidos com alegria e gratidão, independentemente de os adorarmos ou não. Mais importante do que o presente em si é o gesto de quem oferece. Contudo, há aqueles presentes de que não gostamos mesmo e que sabemos, logo à partida, que nunca vamos usar. Em vez de os colocar a ocupar mais espaço nos armários lá de casa, troque-os por algo verdadeiramente útil.

Mas, atenção! Há cuidados a ter. Agradeça sempre o presente com um sorriso e só depois pondere sobre a sua possibilidade de troca. Se tiver como trocá-lo ou devolvê-lo, não hesite. Afinal, a primeira intenção de quem oferece um presente é agradar quem o recebe. Não é verdade? De seguida, dizemos-lhe todos os passos que deve tomar em quatro contextos diferentes. Siga-os e transforme os seus presentes em momentos mais felizes.

 

  • Verifique se o presente traz um talão de oferta

Receber um presente com um talão de oferta é meio caminho andado para trocar o seu presente com muita facilidade. Basta dirigir-se à loja onde o presente foi comprado e escolher um outro produto que faça mais sentido para si. Informe-se também sobre a possibilidade de efetuar uma devolução em dinheiro. Se conseguir trocar o seu presente pela quantia equivalente, poderá comprar qualquer outro produto que esteja a precisar nesta fase.

 

  • Troque o seu presente por um voucher

Se não gostar verdadeiramente de nenhum produto disponível na loja de origem do seu presente, não force nenhuma compra. Peça a emissão de um voucher no mesmo valor do presente. A maioria dos vouchers têm um prazo de validade longo (em alguns casos, até aos seis meses) e permitem-lhe esperar pela chegada de novos produtos e coleções.

 

  • Seja honesta 

Recebeu uma mobília ou um quadro de família com um forte valor sentimental mas tem a certeza que nunca lhe irá dar uso. Nestes casos, o melhor que tem a fazer é ser sincera. Sabemos que rejeitar um presente deste género pode ser uma decisão difícil. Ainda assim, a honestidade deve prevalecer. De que lhe adianta aceitar uma peça de decoração que não combina com o estilo da sua casa e que vai ficar escondido na arrecadação ou na garagem? Agradeça a intenção e sugira a oferta a um outro membro da família.

 

  • Doe o seu presente

Uma outra alternativa útil para os presentes de que não gosta é oferecê-los a alguém que sabe que vai apreciá-los. Contudo, neste caso, há uma série de regras de etiqueta que deve respeitar: nunca devolva o presente de que não gostou à pessoa que o ofereceu; se tiver uma troca de presentes entre amigos ou colegas não ofereça o presente de que não gostou em vez de comprar um presente específico para aquela ocasião; nunca use o presente antes de o oferecer e tenha o cuidado de fazer um novo embrulho. Doar estes presentes a uma instituição de caridade também é uma boa opção.

 

Costuma trocar os presentes de que não gosta? Como costuma trocá-los? Conte-nos a sua experiência.

 

Leave a Reply