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Oh não, já amanheceu! Odeia esta hora do dia? Então leia o que se segue. Torne-se uma pessoa matinal de uma vez por todas!

Aprender a ser uma pessoa matinal não vai acontecer do dia para noite, no entanto, há algumas coisas que podemos fazer para tentar estar em pleno bom humor pela manhã.

É que as primeiras ações matinais são capazes de interferir no nosso bem-estar e produtividade ao longo do dia. Isto, porque não basta abrir os olhos para acordar, é preciso despertar o corpo e a mente apropriadamente, ativando o cérebro e estimulando o metabolismo. Desta forma, uma rotina matinal torna-se necessária para garantir energia e disposição por horas e horas. Esta deve incluir um bom pequeno-almoço, exercícios leves de alongamento e os conselhos que se seguem…

 

Organize o seu dia na noite anterior

Antes de ir para a cama, pense no que precisa de fazer no dia seguinte. Se tem uma rotina pré-estabelecida, organize-se de acordo com o seu tempo disponível, respeitando os seus horários. Separe a roupa que usará ao acordar, pense no pequeno-almoço e no que irá precisar para as primeiras horas do dia. Deixe tudo anotado para facilitar e otimizar o seu tempo.

Não se esqueça de estabelecer horários, pensando em de fato em cumpri-los. Lembre-se que se tudo já estiver organizado, é será muito mais fácil cumprir ao que se propôs, em vez de ainda pensar sobre o que tem que fazer.

Deite-se mais cedo

Pode parecer óbvio, mas realmente faz toda a diferença. Já sabemos que as famosas 8 horas de sono são cruciais e, mesmo que não consiga ter todo esse tempo de descanso, quanto mais cedo se deitar, maiores as possibilidades de acordar mais cedo. Vá diminuindo o ritmo, cortando nas atividades que exijam raciocínio e grande quantidade de energia – isso também vale para a alimentação e o café.

Algumas atitudes podem ajudar a induzir o sono, como apagar as luzes, afastar-se da TV e outros aparelhos, ouvir músicas relaxantes ou com sons da natureza e ainda ler um capítulo de um livro qualquer. O nosso organismo precisa de “entender” que é hora de se acalmar para, enfim, desligar. Um corpo relaxado num ambiente calmo é o primeiro passo para ter um sono tranquilo e que nos satisfaça.

Esqueca o snooze

Exatamente! Um dos maiores erros que  todos cometemos na hora de acordar cedo prolongar  o alarme por mais alguns minutos. Sabemos que, na verdade, não vão ajudar em muita coisa, pelo contrário! Deixam-nos ainda com mais preguiça e dificuldade em sair da cama. Quem nunca despertou com o primeiro toque, mas achou melhor “dormitar” mais um pouco e depois ficou com mais sono do que antes? Acorde assim que o despertador tocar. E deixe o smartphone ou relógio a uma distância que a obrigue a levantar para fazê-lo parar.

De seguida abra a cama para arejar e, depois de sair do duche, faça-a. É muito mais difícil resistir à tentação quando ela ainda parece aconchegante e convidativa. Liberte-se dos resíduos do sono. Agora siga a rotina que programou na noite anterior.

2 Comments

  1. tomasfroes@gmail.com'
    TF / 15 de Outubro de 2015 at 14:42 /Responder

    Nice! Vou tentar aplicar estas sugestões!

    • Carlota Duarte / 21 de Outubro de 2015 at 17:46 /Responder

      Faça isso TF! 🙂

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