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O desporto é essencial para ter uma qualidade de vida saudável. Fazê-lo com regularidade é meio caminho para conseguir atingir os objetivos a que se propuser. No entanto, há que ter atenção para não cometer excessos e prejudicar a sua saúde. Sabia que pode estar a fazer demasiado exercício físico?

Num artigo publicado no site da Organização Mundial de Saúde lê-se que um adulto entre os 18 e os 64 anos deve realizar, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física moderada ou pelo menos 75 minutos de exercício físico intensivo.

Esta é uma rotina, aliada a uma alimentação saudável, que só traz benefícios: deixa de ser sedentária; consegue a forma física que pretende; ganha muito mais energia para enfrentar o dia a dia; melhora a função respiratória e cardiovascular, aumenta a força muscular, a sensação de bem-estar e autoestima; e diminui os estados de ansiedade e depressão.

Acontece que, muitas vezes devido à vontade extrema de querer emagrecer, há pessoas que exageram e fazem exercício físico a mais. Nestes casos, uma coisa que tem tudo para ser benéfica acaba por trazer repercussões negativas para a saúde. Atente nos sintomas a seguir, que mostram se está a exceder-se.

Cansaço extremo

Sente-se constantemente cansada durante os treinos e sem força para completá-los? Tem-se alimentado bem e bebido muita água, e mesmo assim não tem força? Tem suores frios e sente-se tonta? O seu coração bate a um ritmo bastante acelerando e com ritmo irregular? Tem de abrandar. Não pare de repente, para que o coração baixe o ritmo de forma gradual, e depois consulte um médico.

Tremores involuntários nos músculos

Num estado mais grave e avançado, estes espasmos podem estar associados a doenças neurológicas. Mas, uma das causas mais simples, é o exercício físico a mais. Se costuma ter estes tremores involuntários durante a prática de desporto pode ser sinal de músculos cansados e desgastados.

Dores musculares fortes

Quando tem um dia mais desgastante ou uma sessão de treino mais intensa é normal que sinta dores nos músculos. No entanto, se as dores têm tendência a agravar com o passar dos dias, são cada vez mais frequentes e só passam com medicação deve abrandar o ritmo e consultar um médico.

Lesões frequentes

O aquecimento e alongamentos são essenciais em toda a prática de exercício físico. Muito porque ajudam a prevenir lesões. Se fá-los, mas mesmo assim tem lesões frequentes pode ser sinal de que está a exagerar nos treinos.

Quantas vezes faz desporto por semana? Alguma vez sentiu que estava a fazer demasiado exercício físico?

 

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