By

Que os animais de quatro patas são uma das nossas melhores companhias por serem carinhosos e leais já nós sabíamos. Agora, há também estudos que mostram o quão importante pode ser ter um cão.

“A minha vida passou a fazer mais sentido depois de ter um cão”. Quem é que tem ou já teve este animal de estimação e não pensou assim? É que os animais de quatro patas não falam, mas também não precisam – as suas ações diárias, que incluem provas de carinho e lealdade, provam que faz sentido (se tivermos reunidas todas as condições) tê-los por perto.

Acontece que não é só a nossa experiência pessoal que prova a importância canina na vida dos Seres Humanos. Vários investigadores da área analisaram o comportamento dos cães e concluíram outras mais-valias de ter este animal de estimação. Mostramo-las a seguir.

Os cães aliviam o stress no trabalho

À noite está deitada no sofá e o seu cão aninhasse em si a pedir festas. Quando repara está a massajá-lo há algum tempo sem pensar em nada – nem nos problemas que teve no emprego nesse dia. Que este animal doméstico nos acalma quando estamos em casa já sabíamos. Agora, investigadores da Harvard Medical School vieram provar que um cão numa empresa cria um ambiente mais feliz. Muitas empresas já se aperceberam disso e nomearam um dia por semana para os seus funcionários levarem o seu patudo. Em outros casos, os cães podem estar na empresa todos os dias.

Os cães diminuem as alergias nas crianças

Um estudo sueco, divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics, mostra que uma criança que convive diariamente com um cão no primeiro ano de vida reduz em 13% a hipótese de desenvolver asma até aos seis anos. Para o estudo foram analisadas 1 011 051 crianças, 376 638 delas em idade pré-escolar.

Os cães incentivam ao exercício físico

Pelo menos duas a três vezes por dia vai passear com o seu cão, certo? Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA Institutos Nacionais de Saúde, e liderado pelo epidemiologista Mathew Reeves, mostra que quem tem cães ocupa mais tempo do seu dia a exercitar do que quem não tem. E não só. O facto de fazer estas caminhadas faz com que os donos dos patudos ganhem ainda mais vontade de fazer atividades como a dança e a corrida – esta última, muitas vezes, com o cão como companhia.

Os cães melhoram a qualidade de vida dos idosos

Já aqui tínhamos mostrado que a solidão leva a uma morte prematura dos mais velhos. É muito importante que estes se sintam acompanhados, amados e, claro, respeitados. Bem sabemos que os animais são muitas vezes a sua maior companhia, por isso investigadores da Oregon State University decidiram perceber que mais-valias trazem os cães para os mais velhos. Depois da análise, os cientistas concluiram que os idosos com animais de estimação apresentavam, ao longo dos dias, níveis de pressão arterial mais baixos.

Conhece outras mais-valias de ter um cão? Conte-nos tudo.

 

Leave a Reply