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Não é por acaso que é considerada a refeição mais importante do dia, por isso mesmo que queira emagrecer não a dispense. É ela que lhe dá a energia que precisa para enfrentar o dia.

“Tal como um automóvel precisa de combustível para andar, o corpo precisa de nutrientes para funcionar. O pequeno-almoço é a refeição que fornece energia adequada para o começo do dia e promove as capacidades de atenção, concentração e equilíbrio”. A citação foi retirada do livro Comer Bem Sem Sacrifícios, no capítulo destinado aos erros mais frequentes na alimentação. É mesmo aí que queremos chegar. Há quem ache que para emagrecer não pode tomar o pequeno-almoço.

Erro, mito, engano, falha! Esta é a refeição mais importante do dia, independentemente de estar a fazer dieta ou não. Ao deixar de a tomar até pode ficar mais magra, mas será uma magreza doente. Segundo a nutricionista Andreia Santos, “A omissão do pequeno-almoço (…) aumenta o número de horas do jejum noturno, logo o organismo acaba por utilizar as reservas de proteínas e, consequentemente, ocorre perda de massa muscular.”

Além disso, se não tomarmos o pequeno-almoço não ficamos com mais fome durante o dia?

Exatamente! “Quando saltamos o pequeno-almoço, privamo-nos de alimentos muito saudáveis e esta refeição, sendo feita de forma completa, constitui uma boa arma na gestão do peso, pois reduz substancialmente a sensação de fome que pode sentir ao logo do dia, evitando que tenha tendência a fazer escolhas menos saudáveis (muita gordura e açúcar) e a comer muito mais do que necessita.”, lê-se no livro.

E se não tiver apetite logo de manhã?

Neste caso o melhor é começar a estimular o apetite. O conselho da nutricionista é simples: “inicialmente comece por ingerir alimentos de que gosta em quantidades reduzidas. À medida que o tempo for passando aumente, aos pouquinhos, a quantidade de alimentos ingeridos. Assim, conseguirá uma habituação progressiva.”

Então, é seguro que um bom pequeno-almoço ajuda a emagrecer, certo?

No livro A Minha Dieta, a nutricionista Ana Ni Ribeiro também confirma o nosso pensamento. “As pessoas que tomam o pequeno-almoço diariamente conseguem emagrecer mais depressa e controlar melhor o peso do que as que não o fazem, já que o corpo retém calorias porque pensa que vai passar fome mais tarde.”

Sendo assim, que alimentos devemos consumir, que também nos ajudam a emagrecer?

Hidratos de carbono complexos, como o pão escuro ou os flocos de aveia integral, as proteínas encontradas nos laticínios, frutos secos ou fiambre de peru, bem como sementes e fruta fazem parte do grupo onde poderá variar as suas escolhas na primeira refeição do dia. Do simples café com leite magro e um pão de centeio com queijo fresco, às panquecas de iogurte, passando pelas papas de aveia com sementes e pelos batidos de fruta e legumes, até ao bolo proteico de caneca e um chá, há um sem número de opções que lhe proporcionarão pequenos-almoços variados. “, diz Ana Ni Ribeiro.

Toma o pequeno-almoço todos os dias? Tem dificuldades em emagrecer?

2 Comments

  1. perderpesoaqui@gmail.com'
    Ananias Santos / 10 de Novembro de 2016 at 15:55 /Responder

    Essa e realmente uma das refeiçoes mais importante mesmo, quando deixamos ela de lado depois iremos ter mais fome alem disso podemos comer coisas que não devíamos boas dicas.

    • Sara Chaves / 10 de Novembro de 2016 at 15:59 /Responder

      Olá Ananias!

      Tem toda a razão. O tempo que gastamos a tomar o pequeno-almoço nunca é mal gasto, pois só nos trará mais saúde.

      Obrigada pelo seu comentário. Continue a seguir-nos. Um abraço!

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