By

Sabe quem foram os vencedores dos Prémios Sophia? Já viu as fotos das leggings de criança Primark que podem afixiar? Sabia que já é possível fazer um teste de controlo de asma online? Tudo o que tem de saber sobre moda, beleza, bem-estar, lifestyle, cozinha e fitness está aqui, no Happening! Boas leituras!

Cartas da Guerra conquistou nove Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema

O filme de Ivo Ferreira foi o grande vencedor da noite de ontem dos Prémios Sophia, ao arrecadar nove das 21 estatuetas entregues. “Cartas da Guerra” foi distinguido com os prémios de Melhor Argumento Adaptado, escrito pelo realizador com Edgar Medina, Melhor Montagem (Sandro Aguilar) e Melhor Fotografia (João Ribeiro), entre outras categorias técnicas. Veja, a seguir, a lista completa de vencedores.

Melhor Filme
Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira
Melhor Realizador
Ivo M. Ferreira, por Cartas da Guerra
Melhor Ator
Miguel Borges, em Cinzento e Negro
Melhor Atriz
Ana Padrão, em Jogo de Damas
Melhor Ator Secundário
Adriano Carvalho, em A Mãe é que Sabe
Melhor Atriz Secundária
Manuela Maria, em A Mãe é que Sabe
Melhor Argumento Original
Luís Filipe Rocha, por Cinzento e Negro
Melhor Argumento Adaptado
Ivo M. Ferreira, Edgar Medina, por Cartas da Guerra
Melhor Fotografia
João Ribeiro, por Cartas da Guerra
Melhor Maquilhagem e Cabelos
Nuno Esteves “Blue” e Nuno Mendes, por Cartas da Guerra
Melhor Direção Artística
Nuno G. Mello, por Cartas da Guerra
Melhor Som
Ricardo Leal, por Cartas da Guerra
Melhor Guarda-Roupa
Lucha d’Orey, por Cartas da Guerra
Melhor Montagem
Sandro Aguilar, por Cartas da Guerra
Melhor Banda Sonora Original
Mário Laginha, por Cinzento e Negro
Melhor Canção Original
Refrigerantes e Canções de Amor, letra Sérgio Godinho e música Filipe Raposo, em Refrigerantes e Canções de Amor
Melhor Documentário
Mudar de Vida, José Mário Branco, vida e obra, de Nelson Guerreiro, Pedro Fidalgo
Prémio Sophia Estudante
A Instalação do Medo, de Ricardo Leite
Melhor Curta-Metragem de Ficção
Menina, de Simão Cayatte
Melhor Curta-Metragem de Animação
Estilhaços, de José Miguel Ribeiro
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Balada de um Batráquio, de Leonor Teles

Prémios Nico, os novos prémios do cinema português em homenagem a Nicolau Breyner

O presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, anunciou hoje a criação dos Prémios Nico, de incentivo a novos valores no cinema português, em homenagem ao ator Nicolau Breyner, que morreu em março do ano passado. “Achámos que era altura de todos os anos incentivar, com prémios Revelação ou Promessa, os novos valores que despontam na atividade cinematográfica”, disse Paulo Trancoso, durante a entrega dos Prémios Sophia do cinema português, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Iremos chamar a esses prémios Nicos, homenageando o nosso saudoso Nicolau Breyner, pelo apoio exemplar que ele sempre deu aos mais jovens”. “Estes prémios serão sempre entregues no aniversário da Academia, em julho de cada ano”, acrescentou Paulo Trancoso. (in Lusa)

Portugal Fashion: Designers em início de carreira marcam segundo dia

Olimpia Davide, formada em design de moda em 2015 pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD), de Matosinhos, é a primeira a apresentar os seus trabalhos no Palácio dos CTT, junto à avenida dos Aliados, com desfile marcado para as 14h30, e onde deverá revelar a sua coleção inspirada no ténis dos anos 1920. Os desfiles do Bloom do Portugal Fashion continuam e, pelas 15h30, é tempo da marca Nycole, da designer Tânia Nicole, que estudou na Escola de Moda de Lisboa e na ESAD de Matosinhos, apresentar as suas criações, sendo logo seguida pelo trabalho do jovem designer Eduardo Amorim, 24 anos, também formando da ESAD, que apresenta os seus coordenados pelas 16h30. Maria Kobrock, que estudou design de Calçado na Escola de Moda Gudi, do Porto, apresenta as suas criações pelas 17h30. É seguida pela dupla Beatriz Bettencourt/ Mariana Almeida que leva as suas criações à passarela do Palácio dos CTT às 18h30. O dia dedicado ao Bloom, o projeto do Portugal Fashion que se destina à divulgação e preparação de jovens ‘designers’ em início de carreira, prevê ainda os desfiles de Pedro Neto, às 19h30, David Catalán, pelas 21h, e Sara Maia, às 22h. Inês Torcato, 26 anos, fecha o segundo dia do Portugal Fashion, com desfile marcado para as 23h. (in Lusa)

Primark alerta para risco de leggings de criança potencialmente fatais

A marca irlandesa enviou um comunicado a alertar todos os seus clientes para não comprarem umas leggings de criança com um gato na zona do joelho. Segundo a Primark, os mesmos poderão soltar-se e criar asfixia às crianças. A marca já terá tirado dos os exemplares das lojas e garante o reembolso total do valor a quem for devolver a peça.

tem de saber

Já é possível fazer um teste de controlo da asma online

A plataforma é portuguesa, criada pela GSK, e, segundo o Notícias ao Minuto “facilita a comunicação entre os pacientes e os profissionais de saúde e consiste num inquérito de cinco questões sobre o impacto que a asma tem nas mais variadas fases do dia, permitindo um melhor acompanhamento da doença e uma prevenção do seu agravamento”. De acordo com a informação avançada em comunicado, o site de apoio é lançado no âmbito do projeto Vencer a Asma, uma campanha da GSK que arrancará em breve.

Angelina Jolie reforça apoio às vítimas de violência sexual

A atriz foi a protagonista da conferência da Iniciativa de Prevenção da Violência Sexual, plataforma que Angelina Jolie criou em 2012 em conjunto com o então ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague. “Vivemos num mundo onde dezenas de milhares, muitas vezes, centenas de milhares de pessoas podem ser violadas. Todos nós envolvidos nesta iniciativa estamos orgulhosos do trabalho feito até agora”, “mas como ainda há muito para fazer estamos concentrados nos próximos passos. Um deles é dar uso às ferramentas que têm sido desenvolvidas no terreno que nos ajudam a provar crimes e a concretizar as acusações judiciais. Outro é trabalhar com as forças militares para que se mudem doutrinas e treinos. E ainda forçarmos a implementação de leis que protejam estas muito vulneráveis vítimas”, disse a embaixadora.

Quer acrescentar mais alguma notícia que tem de saber hoje? 

 

Leave a Reply