By

Gostaria de voltar a entrar naquelas calças de ganga justas que estão guardadas no armário desde os seus 25 anos? Não precisa de fazer dieta. Para alcançar o seu objetivo, aplique estes truques no dia a dia.

Quem não tem uma imagem na cabeça de como o seu corpo poderia ser, e que peso gostaria de ver na balança? Acontece que, por vezes, para chegarmos à meta que estabelecemos para nós próprias fazemos asneiras, como passar fome e fazer um desporto exigente quando até aí eramos sedentárias. É receita para desastre. Infelizmente, os sonhos não se tornam realidade da noite para o dia. Envolvem muito trabalho e dedicação. E, acima de tudo, temos de ser realistas em relação aos nossos objetivos. Se tem 1,50m e gostaria de ter 1,80m, lamentamos, mas não há nada a fazer. Por outro lado, querer o mesmo corpo das modelos que desfilam nas passerelles internacionais pode ser igualmente impossível de atingir. Muito simplesmente porque o nosso corpo está dependente de vários fatores para ser como é: genética, metabolismo, etc. Mais: enquanto as manequins contam com uma equipa de pessoas que as ajudam a estarem sempre impecáveis, a mulher comum tem de fazer um esforço duplo para pagar um ginásio e frequentá-lo. Antes de começar a “operação menos 5 quilos”, liberte-se de fantasias irrealistas e adote uma atitude positiva em relação ao processo que se segue.

Leia os nossos conselhos para se sentir bem no seu corpo!

 

Corte ligeiramente no aporte calórico
Antes de começar, estabeleça uma meta realista. Depois começam as contas. Se ingere diariamente cerca de 2000 calorias, reduza entre 100 e 200 calorias. Prefira alimentos ricos em proteína, fibra e hidratos de carbono complexos. O metabolismo irá notar a diferença e, por vezes, basta esta quebra para notar na sua silhueta.

 

Refeições regulares
Saltar refeições está fora de questão. Não deve fazer sacrifícios, nem mudanças drásticas nos seus hábitos alimentares. É mais fácil e saudável perder peso quando as alterações são graduais. Deve comer, no mínimo, cinco vezes por dia para manter os níveis de energia regulares e para se sentir saciada. Quer ao pequeno-almoço, quer ao almoço, deve consumir cerca de 500 calorias. Ao jantar procure ingerir até 400 calorias, nos lanches da manhã e da tarde 150 calorias (em cada).

 

Monitorize o seu progresso
Tome nota do que come num diário, e tenha copos de medição, colheres, e balanças em casa. Deste modo, será mais fácil adequar as porções de alimentos às suas necessidades. Passado algum tempo, já vai conseguir fazer essas avaliações “a olho”. Além dos ingredientes, pese-se a si também, mas só uma vez por semana. Sugerimos que o faça à quarta-feira, por se o dia em que o nosso peso está mais equilibrado.

 

Sedentarismo? O que é isso?
Procure movimentar-se todos os dias. O ideal seria praticar algum desporto três vezes por semana (como natação ou crossfit), e nos restantes dias fazer caminhadas, andar de bicicleta ou fazer exercícios mais localizados. No ginásio, caso vá todos os dias, opte por fazer exercícios que a ajudem a queimar mais de 250 calorias. O objetivo é que, juntamente com o corte no aporte calórico, perca, pelo menos, 500 gramas semanalmente.

 

Ferramentas portáveis
As aplicações Lose it, Índice de Massa Corporal, Diet Assistant e Juice ajudam a perceber qual é o intervalo de peso ideal para si e fazem sugestões de refeições.

 

 

Leave a Reply