By

Em agosto de 2013, a Assembleia Geral da ONU nomeou o 6 de abril como o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e Paz. Aqui, dizemos-lhe cinco atividades em que pode participar neste dia. Depois de bater palmas à atividade física, saiba também quais são as iniciativas programadas para o dia seguinte, o Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril.

Atenas, Grécia, em 1896. Era 6 de abril e dava-se início aos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. A data, ainda hoje bastante importante e reconhecida no mundo do desporto, deu origem ao Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e Paz. A nomeação aconteceu em agosto de 2013, quando a Assembleia Geral da ONU nomeou o 6 de abril como o dia dessa festividade.

Desde aí que todos os anos, nesta data, há comemorações, colóquios, eventos desportivos e homenagens a atletas por todo o mundo. Para fazer parte dos festejos, dizemos-lhe cinco atividades em que pode participar.

Mega aula de hidroginástica e aula de zumba, na Amadora

Precisa de levar touca, fato de banho e chinelos para a Piscina Municipal da Reboleira, na Amadora. Entre as 10h e as 11h, está programada uma mega aula de hidroginástica. Depois de descansar 15 minutos, ponha-se a postos para a zumba, com início às 11h15. Durante 45 minutos, a parte exterior da Piscina Municipal da Reboleira enche-se de música e ritmos dançantes. As atividades são gratuitas.

Conferência Novas Perspetivas do Empreendedorismo no Desporto, em Cascais

Sabe quais são os maiores sucessos empresariais no mundo do desporto? A partir das 15h, o Auditório DNA Cascais recebe atletas de várias modalidades e agentes desportivos para uma conversa sobre o empreendedorismo nesta área. A conferência é gratuita e pode inscrever-se aqui.

Aulas de fitness, no Porto

Chama-se UPFIT Active Day e é uma iniciativa gratuita da Universidade do Porto em jeito de comemoração do Dia Internacional do Desporto. As aulas dividem-se por dois sítios: no Complexo Desportivo da Boa Hora há zumba às 18h30 e ioga às 19h30. Já na Faculdade de Desporto, a aula de step começa às 18h30, a de djembel dance às 19h, a de glúteos & abs às 19h30 e, para terminar, a de combat às 20h.

Demostração de taiji bailong ball e aula de funaná, em Odivelas

As comemorações começam às 14h30 no Centro de Exposições de Odivelas, com uma demonstração de taiji bailong ball, um desporto chinês com raquetes e bolas. A seguir, às 15h30, há aula de funaná gratuita em grupo com o professor Ricardo Pité. Não precisa de inscrição.

Caminhada e passeio de btt, em Tavira

Em Tavira, o Dia Internacional do Desporto comemora-se à noite. A partir das 21h o sinal de partida é dado na Praça da República. De lá pode partir a caminhar ou de bicicleta – é só seguir as estrelas. O evento é gratuito e destina-se a maiores de 10 anos se for a pé e a maiores de 12 se preferir a bicicleta.

E no Dia Mundial da Saúde, o que acontece?

No dia seguinte, a 7 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde – este ano com o tema dos diabetes. Tal como acontece no Dia Internacional do Desporto, são várias as atividades programadas para este dia. Conhece-as.

– Em todos os Holmes Place do país pode fazer um check-up gratuito (pH, postura, risco cardíaco, diabetes e composição corporal). À parte disso, serão distribuídos nestes health clubs 100.000 pacotes Fruut com o objetivo de reduzir o sedentarismo e promover a saúde e o bem-estar.

– No Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares, Vila Nova de Gaia, o dia será dedicado à prevenção de doenças cardiovasculares. Durante todo o dia há aulas de pilares e showcookings com o chef Fábio Bernardino.

– A Praça do Quebedo, em Setúbal, vai encher-se de produtos de origem biológica. Entre as 14h e as 18h pode visitar as bancas do Mercado AgroBio.

– Em Viana do Castelo, na Praça da República, entre as 10h e as 18h, há rastreios de saúde, terapias do riso e do abraço e um workshop com fruta.

 

Aproveite este dia para combinar uma corrida ou uma caminhada com os amigos ao final da tarde. Não se esqueça: conte-nos como correu.

 

Leave a Reply