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Ninguém nasce ensinado. Mas isso também não é desculpa para andar meio perdida no ginásio e ter atitudes que podem ser alvo de gracinhas. Saiba o que tem de fazer para não ser rotulada de desportista amadora.

Entra no ginásio, passa a receção e engana-se sempre no sítio onde é para virar para o balneário feminino. Entra na aula já uns minutos atrasada porque não consegue encontrar a sala e perde-se um bocadinho até encontrar um lugar seguro e com espaço suficiente para ficar. Não se envergonhe. Começou há pouco tempo e há pormenores que tem de afinar para não parecer uma desportista amadora.

Estamos consigo (também nós já passamos por isso)! Para lhe comprovarmos a nossa solidariedade, enumerámos cinco maneiras de passar despercebida enquanto faz exercício físico e não parecer que começou há pouco tempo.

Esqueça as selfies

Acredite que por mais boas intenções que tenha, os seus seguidores do Instagram apenas vão achar que “está a querer mostrar que faz exercício físico”. Além disso, ao tirar uma foto no meio do ginásio pode apanhar alguém que não quer ser fotografado e não está lá para fazer inimigos, não é verdade?

Fale pouco

Para conseguir tirar o maior proveito dos exercícios que faz não pode distrair-se a falar com as suas amigas – também porque as distrai a elas. Evite comunicar muito, a não ser com o personal trainer, quando tiver alguma dúvida.

Leve sempre toalha e garrafa de água

Por uma questão de higiene, a toalha é um acessório essencial nas idas ao ginásio. Deve usá-la não só para limpar o suor como para pôr nos equipamentos que utiliza. Quanto à garrafa de água, é muito importante que esteja hidratada antes, durante e depois do exercício físico. E sim, vai sentir sede enquanto estiver a gastar energia.

Não use maquilhagem

Não é obrigatório tirar a make up quando entra no ginásio, mas também não deve ir com contouring e batom vermelho fazer exercício físico. Apresentar-se assim dá-lhe logo um ar de desportista amadora, acredite. Além disso, nesta situação, a maquilhagem não é nada prática e, com o suor, tem tendência a ficar às manchas e borrada.

Não faça exercício físico em jejum

Resulta em desmaio certo. Se já leu em algum sítio que ao fazer desporto em jejum queima mais calorias saiba que é um mito. Em entrevista à Agência Lusa, o personal trainer António Braz alerta que “as evidências científicas demonstram que os riscos existem. Fazer exercícico físico em jejum pode ser, assim perigoso, uma vez que os processos metabólicos da gordura e a quantidade de açúcar disponível no sangue são extremamente difíceis de controlar. A questão é que o nosso cérebro consome preferencialmente açúcar e, na ausência deste, vamos obrigar o nosso corpo a produzir corpos cetónicos. Prolongando este quadro podemos causar cetose, elevando a acidez do sangue”.

Já passou pela fase de desportista amadora? Conte-nos tudo aquilo que acha que uma pessoa nova no ginásio faz e não devia!

 

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