By

Vestiu aquela camisola linda de morrer que adora e fez figas para não a sujar, mas o café não foi seu amigo? Ao servir-lhe um copo de vinho o empregado do restaurante entornou umas gotas mesmo em cima do seu vestido novo? Há salvação para as manchas na roupa – basta ler o artigo a seguir.

Ela estava comodamente sentada numa mesa a jantar em família quando sentiu um frio repentino nas costas. Olhou para trás e tinha o vestido comprido cheio de vinho tinto. A criança da mesa ao lado não parava quieta, o que valeu várias manchas na roupa da pessoa em questão.

A história é real e foi vivida este verão. Na altura em que ficamos com o vestido repleto de vinho não é a figura que estamos a fazer que nos preocupa. A verdadeira preocupação: será que estas manchas na roupa saem? Sim, é possível, mas por vezes difícil. É preciso que atue rapidamente para que a roupa não fique danificada. Tome nota dos truques que sugerimos a seguir.

Manchas de vinho

Misture água oxigenada e sabão em partes iguais. Coloque a solução numa esponja e passe na peça de roupa. Deixe atuar durante um minuto.

Manchas de verniz das unhas

Ensope um pedaço de algodão num removedor de verniz não oleoso e aplique-o sobre a mancha. Lave normalmente.

Manchas de sangue

Ponha a peça de molho em água fria com sal. A seguir, lave com detergente em pó biológico.

Manchas de café

Esfregue com glicerina e enxague com água morna.

Manchas de tinta de esferográfica

Pressione levemente com uma bola de algodão em sumo de limão e lave normalmente.

Manchas de gordura e óleo

Polvilhe farinha de milho sobre a nódoa e deixe que esta seja absorvida pela farinha, esperando cerca de 30 minutos. Remova a farinha com a escova e lave a peça na máquina, usando a temperatura mais alta possível. Em alternativa aplique o detergente puro sobre a nódoa e lave normalmente.

Manchas de transpiração

Deixe a peça de roupa de molho numa solução de 1:1 de vinagre branco e água durante, pelo menos, 30 minutos ou, se possível, de um dia para o outro. Lave normalmente.

Fonte: Truques Antigos para Tempos Modernos (Editorial Presença)

Tem mais algum truque para manchas na roupa? Conte-nos tudo!

 

Leave a Reply