By

Este mês, destacamos dois livros de nomes grandes da literatura brasileira, o mais recente de Rubem Alves e uma reedição do poeta Vinicius de Moraes.

Pequenos textos sobre beleza, amor, educação, natureza, religião e morte e sobre o que a dor e o sofrimento são capazes de fazer por nós são o mote para o mais recente livro de Rubem Alves, um livro fácil de ler e que nos põe a pensar. Sugerimos ainda o livro sobre o amor do grande Vinicius de Moraes, a obra do professor espanhol que foi distinguido como Global Teacher Prize, considerado o prémio Nobel dos professores. Para crianças também há livros: recomendamos Histórias Assim de Rudyard Kipling, autor de O Livro da Selva.

livros

Rubem Alves é um dos nomes grandes da literatura e do pensamento brasileiros e, neste novo livro, escreveu pequenos textos, com algumas citações, sobre o que a dor e o sofrimento são capazes de fazer por nós. Fala de temas tão distintos como beleza, amor, educação, natureza, religião e morte – só para dar alguns exemplos. Fique com um pequeno excerto: “O amor é isto: a dialética entre a alegria do encontro e a dor da separação. (…) Quem não pode suportar a dor da separação, não está preparado para o amor. Porque o amor é algo que não se possui. É uma graça. Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E, quando volta, a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do reencontro.”

Ostra Feliz Não Faz Pérolas, de Rubem Alves, 17,50€, Marcador Editora

 

Leave a Reply