By

Começa hoje a inovadora mostra alfacinha Poster! Até domingo, 19 de junho, há posters espalhados por Marvila de vários artistas, designers, arquitetos, escritores e músicos. Falámos com Bruno Pereira, diretor da mostra que nos diz o que não devemos deixar de visitar em Lisboa e no resto do País.

De 16 a 19 de junho, Lisboa tem um novo evento, Poster, uma mostra pública de arte que tem como cenário as ruas de Marvila e Xabregas. Entrevistámos Bruno Pereira, designer gráfico e responsável pelo Departamento, entidade que organiza o Poster, para saber mais sobre a exposição, mas também para nos dizer os locais a não perder em Lisboa e no resto do País.

Lisboa

Alfama

“É, para mim, sinónimo de fado e sardinhas.”

Ruas de Marvila

“O encontro entre o novo e o velho, com paredes a cair e criativos a chegar.”

Jardim Gulbenkian

“Jardim e arte juntos.”

Cacilhas

“Restaurantes com peixe fantástico e uma das melhores vistas para Lisboa.”

Casa Independente

“Situada num antigo palacete, aqui passa-se de tudo: concertos, exposições, encontros gastronómicos e workshops e tem ainda um pátio interior perfeito para relaxar.”

Pavilhão 31

“Espaço expositivo completamente dedicado à arte, onde o trabalho de artistas consagrados se junta ao de artistas do ateliê de artes plásticas do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.”

Martim Moniz e Intendente

“Sentimos que passeamos fora, estando cá dentro.”

Galerias do Beato, Xabregas e Marvila

“Baginski, Galeria Múrias Centeno, Filomena Soares entre outras. Muitos metros quadrados de exposições!”

Pizzeria Casanova

“A vista, as pizas e a panacotta.

bica

Bicaense na Bica

“Continua a ser um dos meus bares de Lisboa.”

Portugal

Praias de Porto Covo

“Adoro a beleza das praias e a calma.”

Praia da Peralta

“Pelo vazio e imensidão.”

Praias de Aljezur

“Local de pratos e doces confecionados com a conhecida batata-doce da região e praias a perder de vista.”

Arrábida

“Por ser uma barreira entre o litoral e o interior, possui uma natureza muito própria, águas transparentes, que fazem deste local, um local único!”

Douro

“Vales e vinhos para nos orgulharmos.”

Poster – O que é?

Uma “mostra pública de arte e palavra que tem como ambiente nativo a rua”. É desta forma que Bruno Pereira, responsável pelo Departamento e pela Poster, define a exposição que, de 16 a 19 de junho, vai invadir as ruas de Marvila e Xabregas. “A Poster junta palavras, fotografia, desenho, ilustração e mix media, tendo sempre o POSTER como formato, como homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre. Artistas, designers, escritores, fotógrafos e arquitetos portugueses juntam-se para conceber 20 posters que se vão encontrar, impressos e colados na nova zona criativa que Lisboa: Marvila e Xabregas.” A justificar este evento está a vontade de querer amplificar cultura com livre acesso. “A isso juntámos uma zona da cidade despojada e a renascer, como uma comunidade local muito interessante e toda uma migração de criativos e indústrias criativas que estão a chegar à zona. Sentimos que o POSTER podia ser um veículo de comunicação entre os que chegam e os que vivem lá. Uma janela para o interior da criação e uma forma de aproximação. Depois foi desafiar a Staples a tornar isto possível, criar uma galeria pública a céu aberto.”

Muito contente com o resultado final da mostra, Bruno Pereira diz que todos os trabalhos são surpreendentes, mas os que mais lhe suscitaram curiosidade foram os dos “arquitetos (Pedro Campos Costa, Artéria e And Ré), dos escritores (Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares) e do The Legendary Tigerman, pois à partida o formato era estranho para eles. Estou muito contente com o resultado final da Mostra.” Não perca!

Está a pensar ir ver a Poster?

 

Leave a Reply