By

Esqueça a espontaneidade. É que, para cada idade, há uma hora certa para ter relações sexuais. Um estudo da Universidade de Oxford comprova-o.

Os ritmos circadianos ditam qual a melhor hora para um Homem ter relações sexuais, mas, tal como noutros aspetos, o relógio biológico para o sexo algera-se conforme a idade. Esta foi a conclusão de uma investigação realizada por Paul Kelly, do Instituto de Neurociência de Sono e Ciclo Circadiano da Universidade de Oxford, em Inglaterra.

Aos 20 anos – 15h

Os elevados níveis hormonais ditam que todas as horas são boas para o sexo aos 20 anos, como explica o investigador. Mas o pico máximo de energia acontece por volta das 15h, a hora certa para o sexo. Nesta altura da vida, o sexo nunca é um problema, rapidamente se fica excitado e o período refratário é menor.

Aos 30 anos – 8h20

O desejo sexual continua elevado, pois não há grandes diferenças hormonais em relação à década anterior, mas, geralmente, há mais prazer sexual, porque há menos inibições, mais confiança e mais fantasia. Aos 30 anos, “a melhor hora para ter relações sexuais é às 8h20, altura onde há um pico de testosterona causado pelo amanhecer”, esclarece Paul Kelly.

Aos 40 anos – 22h20

Os níveis de testosterona mantêm-se quase iguais às décadas anteriores, no entanto, é nesta altura que os homens entram na fase adulta e isso faz com que sintam mais stress. De acordo com o estudo da Universidade de Oxford, o sexo deve acontecer às 22h20, antes de adormecerem. É nessa altura que estão mais relaxados e a produção de endorfinas e oxitocina após a relação sexual contribuem para descansar melhor. Nesta faixa etária, os homens sabem o que querem do sexo e estão mais atentos às necessidades das mulheres.

Aos 50 anos – 22h

É nesta altura que se verifica a queda dos níveis de testosterona que se repercute na libido. O sexo é visto com muita tranquilidade e alguns estudos mostram que é mais satisfatório. Para os investigadores de Oxford, a hora ideal é as 22h. As manhãs são demasiado atarefadas para ter relações sexuais nesta década.

Aos 60 e 70 anos – 20h

Nestas duas décadas, o corpo sofre uma grande transformação, o tempo de recuperação entre orgasmos é maior, são precisos mais estímulos antes da relação sexual, mas é importante manter a vida sexual. Quanto a horas, aponte para as 20 horas, as pessoas mais velhas devem deitar-se cedo e os orgasmos estimulam a produção de oxitocina que contribui para relaxar.

Crie ambiente

Agora que já sabe a que horas o sexo fica melhor, fuja da rotina e crie o ambiente certo.

  • Estenda uma manta no chão e decore-a com almofadões e umas velas para criar um circulo definido;
  • Encha a banheira com água tépida e junte-lhe sais de banho. Acenda velas em redor e prepare dois copos de vinho;
  • Cubra os candeeiros das mesas de cabeceira com um pano leve que deixe passar a luz, mas que a torna mais quente e menos invasiva.
Fonte: O Melhor Sexo do Mundo, de Cristina Mira Santos, A Esfera dos Livros

O que tem a dizer sobre este estudo?

 

Leave a Reply