By

Depois da alimentação clean e da beleza clean, a nova tendência na saúde é o sono clean!  E, claro, a principal adepta da prática é a atriz Gwyneth Paltrow.

Se na alimentação clean o objetivo é evitar alimentos processados, sem ingredientes artificiais que possam comprometer a saúde, e optar por tudo o que é fresco e natural, no sono clean, o facto de ser clean (limpo), consiste em dormir pelo menos, sete a nove horas por noite e, principalmente, que esse tempo seja de qualidade. Temos, assim, de respeitar os ritmos circadianos, ou seja, os ritmos da luz do dia e da escuridão noturna. É que o sistema hormonal (sobretudo o feminino) está sincronizado para que quando há luz estejamos ativos, podendo recuperar energia quando cai a noite. Por isso, o abuso da luz artificial, como consultar o telemóvel antes de ir para a cama ou ver televisão à noite altera esse equilíbrio e não permite que tenhamos um sono clean.

Gwyneth, que afirma não ser uma especialista no assunto, afirmou em entrevista ao jornal Daily Mail Online que o sono desempenha um papel tão poderoso na regulação do apetite e dos níveis de energia, que essa deveria ser a principal prioridade na vida das pessoas, antes mesmo de uma dieta. “Frank Lipman, o meu especialista em nutrição, explica que um sono de má qualidade pode perturbar o metabolismo e as hormonas, o que pode levar ao ganho de peso, mau humor, má memória e confusão mental, bem como a condições de saúde preocupantes, como inflamações e baixa imunidade (o que pode aumentar o risco de doenças crónicas). E é óbvio que um sono pobre é terrível numa perspetiva de beleza”, disse.

Ainda segundo a atriz, embora existam diversos truques de beleza, nada se compara aos benefícios de uma boa noite de sono.

Yoga Nidra: a solução para um sono profundo consciente

Yoga é, a par da meditação, uma das atividades mais recomendadas para combater a insónia. Especificamente, o Yoga Nidrá, que significa yoga do sonho (ou yoga do sono). Trata-se de um método que abandona o estado de vigília, através dos sonhos e acaba por aceder ao ‘sono profundo’ e consciente. Para o conseguir esta disciplina é combinada com meditação. Para implementá-lo, a primeira coisa a fazer é, antes de se deitar, fechar os olhos, manter a concentração e pensar, lentamente, em todas as partes do corpo. Senti-las uma a uma. Com a prática pode pensar até mesmo nos órgãos que compõem o corpo. Mas lembrando-se sempre de controlar a sua respiração.

Também está desejosa de experimentar este sono clean?

Guia Para Uma Vida Mais Saudável

Este conteúdo chegou até si devido ao envolvimento da marca Kérastase com um estilo de vida mais natural. Nomeadamente através da gama Aura Botanica.

 

Leave a Reply