By

apresenta-especial-party

Por mais que as tentemos evitar, as sobras de Natal parecem ser inevitáveis. Descubra seis deliciosas formas de aproveitá-las em novos pratos para os próximos dias.

Planear as refeições natalícias antecipadamente consoante o número de pessoas presentes é um cuidado essencial se queremos evitar sobras e desperdícios. Ainda assim, mesmo com um bom planeamento, é comum restarem alguns alimentos, após as refeições, nestes dias de excessos.

Distribuir as sobras pelos vários elementos da família vai ajudá-la a reduzir o consumo de calorias nos dias subsequentes à comemoração natalícia mas há outra alternativa: aproveitar as sobras para fazer novos pratos igualmente saborosos e saudáveis. A Associação Portuguesa de Nutricionistas dá algumas sugestões que partilhamos agora consigo. Bom apetite!

  1. Se fez o tradicional bacalhau cozido com couve portuguesa, batata, cenoura e ovo cozido para a ceia de Natal, aproveite estas sobras para preparar uma “roupa velha” com todos os ingredientes que restaram. Desfie o bacalhau, corte os legumes em pequenos pedaços e saltei-os em alho e azeite. O resultado é colorido e muito saboroso!
  1. Se sobrou apenas bacalhau da Consoada, prepare um risotto de bacalhau. Adicione-lhe grão ou espargos e delicie-se com este prato italiano na companhia de uma salada de alface com coentros picados.
  1. Se optou por fazer polvo cozido, aproveite as suas sobras para fazer um arroz de polvo. Adicione os pedaços de polvo quando o arroz estiver praticamente cozido e não se esqueça de temperar com salsa fresca.
  1. Faça uma tortilha de batata com pimentos. Esta é uma deliciosa forma de aproveitar as batatas cozidas que restaram da ceia de Natal e muito fácil de preparar. Só precisará de acrescentar ovos e cebola.
  1. Se este ano optou por fazer peru, prepare um empadão com as sobras e aproveite as batatas para fazer o puré. Desfie o peru e faça um refogado com tomate, alho e cebola picada. De seguida, coloque o preparado numa massa quebrada e leve ao forno.
  1. Se no seu caso as sobras foram essencialmente de pão e legumes, não se preocupe. Já ouviu falar de migas de legumes? São uma óptima alternativa aos tradicionais acompanhamentos de arroz, massa ou batata e podem ser feitas com as sobras da Ceia de Natal. Experimente!

Aproveita as sobras de Natal? Tem alguma receita que costuma fazer? Partilhe-a connosco.

 

Leave a Reply