By

O dia de São João, 24 de junho, ainda está longe, mas o Porto já começou a festejar este Santo Popular e as festividades só terminam no dia 26 de junho. Nós reunimos cinco motivos pelos quais não deve faltar às Festas de São João. A entrada é sempre livre!

Um pouco por toda a Invicta já se celebra o São João e há festas para todos os gostos e idades, entre bailes e rusgas, corridas e regatas, concertos e circo, teatro e animação de rua. Agendados para as Festas de São João estão mais de 300 eventos e de todos esses destacamos cinco, todos de entrada livre.

Festival de Circo

Até 19 de junho, é possível assistir às mais distintas artes circenses nos Jardins do Palácio de Cristal. O festival Trengo traz ao porto 15 espetáculos, que incluem malabarismo, equilibrismo, trapézio, corda e manipulação de objectos.

Concertos na Avenida

Na noite de 23 para 24 de junho, também conhecida como a noite mais longa da cidade, o Porto sai à rua para dançar, brincar com os martelinhos, comer sardinhas e ver o espetacular fogo de artifício. Depois deste, os Xutos & Pontapés irão subir ao palco instalado na Avenida dos Aliados para o primeiro dos Concertos na Avenida. No dia de São João, será a vez da Banda Sinfónica Portuguesa revisitar os êxitos de algumas das mais famosas bandas, como os Beatles, os Queen ou os Scorpions. Depois da meia-noite sobem ao palco os GNR, que vão atuar com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

Instalação

Até 26 de junho não perca a oportunidade de ver a instalação interativa Sunwheel, no Espelho de Água, instalada na Avenida dos Aliados. O colectivo Moradavaga criou uma peça inspirada nas populares cascatas de São João e na roda dos moinhos de água, que é constituída por pequenas placas móveis amarelo-douradas, cuja rotação produz efeitos diferentes ao longo do dia e da noite, dependendo das variações do vento, da luz e da velocidade imprimida pelos utilizadores.

Porto Beer Fest

A cerveja artesanal vai ser celebrada nos Jardins do Palácio de Cristal, de 16 e 19 de junho. Esta feira reúne produtores de todo o país e alguns dos melhores cervejeiros do mundo. O programa inclui degustações, gastronomia e provas comentadas, Master Classes, Labshops, mas também concertos, DJ e performances.

Up Street Porto

De 17 a 19 de junho, está agendado um mercado urbano no Pavilhão Rosa Mota que promove a cultura e as tendências urbanas através de uma mostra e venda de trabalhos.

Para conhecer a programação completa clique aqui.

Está a pensar ir às Festas de São João? E quando?

CRÉDITOS: Instagram @anateixas@oportoencanta@tv1100

 

Leave a Reply