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Felizmente a mudança tem sido geral: cada vez há uma maior vontade e predisposição para fazer desporto. Para a apoiarmos nesta mudança falámos com Jorge Ortiz, personal e group trainer e proprietário e coach CrossFit Alvalade e CrossFit Alvalade Oriente, que nos disse quais são os exercícios em que deve mesmo apostar.

É ponto assente que a atividade física faz bem à saúde, dá-nos mais confiança e autoestima. Na hora de praticá-la é ótimo termos uma noção de quais são os exercícios que devemos fazer, que nos darão resultados satisfatórios. Foi essa a pergunta que fizemos a Jorge Ortiz, personal e group trainer e proprietário e coach CrossFit Alvalade e CrossFit Alvalade Oriente. A resposta foi-nos dada e partilhamo-la consigo a seguir. Por qual deles começamos?

Air Squat

Costas arqueadas, olhar em frente, manter peso nos calcanhares, descer as cristas ilíacas abaixo da linha do joelho, peito elevado e abdominal apertado;

Shoulder Press 

A barra apoia nos ombros com uma pega maior que a linha dos ombros. Os cotovelos devem estar à frente e abaixo da barra e a cabeça ligeiramente atrás para a barra passar. Pressione a barra diretamente sobre a cabeça até chegar à extensão completa;

DeadLift

Postura natural com pés por baixo da anca, pega simétrica tem de ser paralela, de gancho ou mista, bar alinhada com dedos mindinhos, ombros ligeiramente à frente da barra. Aponte os cotovelos um contra o outro. Peito levantado, abdominais contraídos, braços trancados e sem qualquer tipo de flexão, ombros para trás e baixos, dorsais e tríceps contraídos.  Pressione uns contra os outros, mantenha o peso nos calcanhares e a barra junto às pernas. Essencialmente transporte-a diretamente na vertical, mantenha a inclinação do tronco enquanto esta se mantém abaixo do joelho. Os ombros e anca estendem-se ao mesmo tempo, enquanto a cervical está alinhada com resto da coluna. Os braços mantêm-se perpendiculares ao chão;

Push Up

Vem da descrição do movimento a ser executado: você empurra-se para cima! Na posição inicial, apoie-se no peito e na barriga, com os braços dobrados e as palmas das mãos no chão, ao lado do peito. Sob tensão no tronco e nas pernas, o corpo todo é levantado pelos braços até que estes estejam completamente estendidos. Então, de maneira controlada, o corpo é rebaixado até o chão, até que o peito toque no chão novamente. Durante esses movimentos, ombros, quadril e calcanhares formam uma linha reta;

Ring Rows

Segure as argolas com uma pega forte e coloque o corpo de forma paralela ao chão com os braços totalmente estendidos. A única parte do corpo em contacto com o chão deve ser pés. O objetivo é aproximar as argolas das axilas através da flexão do braço.

Pronta para fazer estes exercícios? Já conhecia algum?

 

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