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Está cerca de oito horas diárias na mesma cadeira a olhar para um computador? A meio do dia começa a sentir dores nas pernas, pescoço e braços? Há alongamentos que quem passa os dias sentada deve fazer pois melhoram significativamente a postura.

Sabia que as dores nas costas são a segunda causa em Portugal de visitas ao médico e afetam homens e mulheres? Se antes este problema estava relacionado com as faixas etárias superiores, nos dias de hoje uma postura incorreta na maioria das tarefas do dia a dia faz com que as idas ao doutor comecem mais cedo. Quem tem um emprego que obriga a passar os dias sentada é, portanto, um dos alvos.

Segundo Luís Teixeira, cirurgião ortopédico e presidente da associação Spine Matters, “os portugueses estão mais conscientes e preocupados, havendo uma maior procura de aconselhamento médico voltado para este problema. A procura de ajuda especializada e o seu aumento revela uma mudança de mentalidades gradual mas muito positiva, que já não deixa chegar a um ponto de ruptura uma condição que poderia ter sido gerida de outra forma. E, quanto mais cedo se alterarem hábitos e, nos casos necessários, se visitar um especialista, melhor.”

É na alteração de hábitos que nos queremos focar. De forma a melhorar a sua postura e conseguir acabar com as malditas dores nas costas, pescoço e braços sugerimos três exercícios que vão dar uma nova vida… à sua vida.

Exercício 1

  • Coloque os pés na largura dos ombros;
  • Incline o corpo para a frente sem dobrar os joelhos e tente, ao mesmo tempo e juntando as mãos, levar os braços atrás das costas o máximo que conseguir;
  • Fique na mesma posição durante trinta segundos enquanto faz uma respiração correta;
  • Volte à posição inicial e repita cinco vezes.

Exercício 2

  • Sente-se num tapete de ioga com as costas direitas;
  • Una as pernas e incline o corpo para a frente até conseguir chegar os as mãos aos pés;
  • Tente não dobrar os joelhos;
  • Permaneça nessa posição durante trinta segundos enquanto faz uma respiração correta;
  • Volte à posição inicial e repita cinco vezes.

Exercício 3

  • Deite-se de costas com as pernas unidas;
  • É importante que a lombar, os glúteos e as pernas estejam em contacto com o chão;
  • Estique bem a perna esquerda e levante o máximo que conseguir a direita;
  • Agarre a parte de trás do joelho direito com as duas mãos e puxe-o contra si;
  • Permaneça nessa posição durante trinta segundos enquanto faz uma respiração correta;
  • Troque de perna e repita cinco vezes.

Passa os dias sentada? Que exercícios costuma fazer? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre exercícios para fazer no trabalho.

 

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