By

sem medos

Quando se começa com paixão e emoção a planear um casamento, o tempo, as preocupações e os detalhes começam a tomar um rumo inesperado, o que faz com que as noivas comecem a entrar em pânico. Saiba quais os erros mais comuns a evitar para que isso não aconteça.

A cerimónia religiosa ou civil e o copo-de-água são, por motivos óbvios, dois acontecimentos marcantes da vida de qualquer noiva. Contudo, não é uma tarefa fácil de gerir. Planear um casamento pode ser algo bastante divertido e emocionante, mas torna-se muito cansativo. E quando chega à fase da exaustão, a noiva começa a sentir que não está preparada para gerir um ‘evento’ deste tamanho. É aqui que começa a probabilidade de começar a cometer erros…

Não deixe que o cansaço a domine e a controle! Aproveite a checklist que preparámos para si, com o plano do casamento, para que possa estar a par de todos os acontecimentos de forma detalhada e organizada. Ou, então, contrate uma empresa que a ajude nesse campo.
Foi o que fez Isabel Portugal e Castro, de 28 anos, quando se casou em agosto de 2016. Na sua opinião, é “fundamental ter uma empresa para ajudar na organização do casamento, pois no meu caso eles falaram de tudo e aconselharam-me para não me esquecer de nada. Caso não tenham orçamento para contratar uma empresa, devem arranjar um caderno e escrever logo o que é preciso fazer e que orçamento têm”, aconselha.
Conceição Pinheiro, de 52 anos, cuja filha Alexandra casou em agosto de 2006, recorda que um dos erros mais comuns no casamento é não aproveitar o dia. “Passei o dia do casamento da minha filha sempre nervosa, ansiosa e a verificar se estava tudo bem. Foram em vão estes nervos e a excitação, porque acabou por ficar tudo perfeito, tal como tinha planeado, e acabei por não aproveitar o dia mais bonito da minha filha mais velha”, confessou.

Para ajudá-la a ter uma melhor percepção do seu casamento e ficar com uma noção dos erros mais frequentes no seu planeamento, apresentamos, em baixo, os erros mais comuns cometidos na sua organização. Guie-se por estes passos, para não cometer nenhum destes erros e terá um casamento de sonho.

1. Não poupar dinheiro – se vai casar, então é importante começar a poupar ou cortar em gastos desnecessários, para depois organizar-se financeiramente e não gastar mais do que devia ou pode.

2. Não definir um orçamento – é extremamente importante definir um orçamento de quanto vai gastar, porque pode, com muita facilidade, perde-se nos gastos e na quantidade de dinheiro que tinha planeado gastar.

3. Deixar a lista de convidados para o fim – por esquecimento, às vezes ficam para trás as pessoas que deveriam ter convidado e depois arrepende-se porque já não têm mais convites. Veja e reveja várias vezes a lista de convidados antes de mandar fazer os convites.

4. Não fazer uma checklist ou não contratar uma assessora de casamento – É importante organizar o casamento detalhadamente para que fique bem planeado, não falte nada e não entre em stresse.

5. Não ter um plano B – Quando tudo parece perfeito, algo inesperadamente acontece e vai tudo por água a abaixo. E agora? Tenha sempre um plano B para que depois não surjam surpresas caso alguma coisa de errado ou inesperada aconteça.

6. Não provar o catering – mesmo que conheça todos os menus, bebidas e doces que vão estar na mesa do seu casamento é importante que faça uma prova. Pode pedir alterações e adequar os pratos ao seu gosto.

7. Levar uma multidão consigo para a prova do vestido – claro que na prova do vestido toda a noiva leva consigo a mãe, a irmã, a tia, a avó, a madrinha e etc., mas quanto mais forem as opiniões, mais confusa ficará e assim não conseguirá escolher o vestido dos seus sonhos.

8. Esquecer de se mimar – o stresse e o cansaço vão absorver todas as energias dos noivos e, para que não cheguem ao dia do casamento estafados, aproveitem a última semana antes da cerimónia para ir a um Spa e outros tratamentos de beleza. É uma forma de se sentir mais calma e segura na sua pele.

9. Aceitar muitas opiniões – este é um dos erros mais comuns, claro que todos os membros da família vão querer, de alguma forma, ajudar os noivos a planear o casamento. Mas, por vezes, podem intrometer-se em demasia e a organização começa a tomar um rumo diferente do esperado. Para que isso não aconteça, não deixe de se envolver nas demais opiniões.

10. Deixar tudo para a última hora – verifique, uma semana antes do casamento, se está tudo em ordem e organizado para não surgirem surpresas inesperadas que depois não conseguirá resolver.

11. Não ser clara e objetiva nos convites – é importante que deixe bem claro como e onde irá ser o seu casamento. No convite deverá ter tudo detalhado, para depois não receber telefonemas atrás de telefonemas dos convidados a perguntarem coisas que não vieram claras.

12. Não aproveitar o seu dia – Quando chega finalmente o dia do “sim”, o stresse e a preocupação de saber se está tudo perfeito, começa a absorver toda a sua energia e esquece-se de aproveitar a 100% o dia mais especial da sua vida. Não faça isso, pois o que está feito está feito e deixe-se envolver pela essência do matrimónio com o seu “futuro” marido.

O que achou dos erros mais comuns? Conseguia adivinhar?

 

Leave a Reply