By

Tal como acontece noutros campos como a moda e beleza, também no mundo das dietas há tendências anuais. Independentemente da que seguir deve ter sempre uma máxima: ser mais saudável.

Cada vez mais a sociedade privilegia uma alimentação saudável. Há a preocupação diária em optar por refeições equilibradas com alimentos repletos de nutrientes e em fazer atividade física regular. Mais do que emagrecer simplesmente, as pessoas estão à procura de dietas saudáveis, que lhes dêem uma maior qualidade de vida.

O site U.S.News sabe-o, por isso todos os anos junta vários especialistas em nutrição, que elegem os melhores planos de alimentação a pôr em prática no ano em questão. Para 2017 tiveram como base 38 dietas e vários critérios: valor nutricional, efeitos da perda de peso, forma como ajuda a prevenir doenças cardíacas e diabetes e segurança. No fim, a lista ficou-se por 12 dietas. Conheça-as a seguir.

1º lugar – Dieta DASH

Tem como principal objetivo reduzir a pressão arterial elevada. Pretende reduzir a ingestão de sódio para menos de 2 300 miligramas por dia e privilegia de grãos integrais, proteína magra, fruta e legumes. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,6.

2º lugar – Dieta Mediterrânica

Tal como o nome indica, teve origem nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Caracteriza-se pelo consumo elevado de alimentos de origem vegetal, peixe, fruta e legumes; e baixo a moderado consumo de lacticínios. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,7.

3º lugar – Dieta da Mente

Nesta dieta privilegia-se o consumo de ingredientes que estimulam o cérebro, tais como: grãos, bagas, feijões, legumes e azeite. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,7.

4º lugar – Dieta Flexível

Em dezembro de 2016, demos a conhecer esta dieta, criada pela dietista norte-americana Dawn Jackson Blatner. Inspirada na filosofia do vegetarianismo, incentiva o aumento do consumo de vegetais e cereais integrais, e a redução gradual de carne, prometendo não só uma perda de peso eficaz (cerca de 15 por cento) como também uma vida muito mais saudável. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,6.

5º lugar – Dieta da Mayo Clinic

Criada por um grupo de investigadores de Rochester, esta dieta é dividida por partes, sendo que a primeira dura duas semanas. Aqui são privilegiados a fruta, legumes e grãos integrais. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,4.

6º lugar – Dieta TLC

Quem tem o colesterol mau alto deve seguir a dieta Therapeutic Lifestyle Changes, recomendada pela American Heart Association. Os alimentos gordos são restringidos e substituídos por fruta, legumes e frango. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,3.

7º lugar – Dieta Weight Watchers

Tem como objetivo ajudar as pessoas a comerem melhor, mexerem-se mais e mudarem a sua mentalidade. Não tem alimentos proibidos. A cada alimento é dada uma pontuação, de acordo com o seu valor e as características pessoais (idade, sexo, peso e altura). Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,7.

8º lugar – Dieta da fertilidade

Tal como o nome indica, tem como objetivo ajudar as mulheres com dificuldade em engravidar. Incentiva ao consumo de proteínas vegetais e grãos integrais. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,7.

9º lugar – Dieta volumétrica 

Dá destaque aos alimentos ricos em água e tem como principais objetivos sentir-se cheia e mais saciada ingerindo menos calorias. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,5.

10º lugar – Dieta de Jenny Craig

Jenny Craig é o nome da especialista em nutrição que dá nome a esta dieta. É ela que ajuda, por exemplo, Maria Carey a manter o peso. É uma dieta que deve ser seguida a longo prazo pois trata-se de uma reeducação alimentar. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,6.

11º lugar – Dieta Ornish

O médico norte-americano Dean Ornish foi o mentor desta dieta rica em carboidratos e pobre em gordura. Aqui, privilegia-se o consumo de vegetais, frutas e grãos. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 2,3.

12º lugar – Dieta vegetariana

Talvez esta seja a dieta mais conhecida deste top 12. O vegetarianismo, como todas sabemos, exclui do plano alimentar todos os tipos de carne. Em 5 pontos, a facilidade em seguir esta dieta é de 3,1.

Já fez alguma destas dietas? Qual? Conte-nos a sua história.

 

Leave a Reply