By

Recebeu um presente caríssimo ou vai jantar àquele restaurante com estrelas Michelin? Não, ninguém quer ver a conta. Nem isso nem a lingerie que escolheu para o dia mais lamechas do ano. Há coisas que não se mostram – as redes sociais agradecem!

Se há quem ainda privilegie a vida privada e que trema só de pensar que a mesma pode ir parar às redes sociais, também há muita gente a aproveitar tudo o que a Internet lhe dá. Acorda em direto para o Facebook, faz três insta stories enquanto toma o pequeno almoço e publica fotografias de hora a hora sobre o seu dia em ambas as plataformas online.

Que mal tem, se cada um sabe de si?, dirão os mais frontais. Aqui estão duas coisas em questão. Primeiro: as pessoas não querem (nem devem) saber tudo da nossa vida. Por mais que achemos trendy mostrar que mudamos de ténis de cada vez que vamos ao ginásio ou que já temos mais 0,05 abdominais do que no mês anterior, não vale a pena mostrar tudo. Quando usamos as redes sociais demasiado podemos mesmo perder seguidores, que se fartam de tanta publicação.

A segunda razão é ainda mais grave do que a primeira e tem a ver com os riscos que corremos ao partilhar a nossa vida nas redes sociais. Um estudo desenvolvido pela Kaspersky Lab mostra que apenas 36% dos utilizadores das redes sociais ajustam a privacidade das suas contas pessoais e que 13% publica textos e imagens em modo público e aberto. O que estes números significam? Que ciber-criminosos e/ou pessoas mal-intencionadas têm acesso a conteúdos da nossa vida que nos deixam desprotegidas.

Sabemos que hoje, por ser Dia dos Namorados, vai apetecer-lhe publicar todos os momentos altos com o seu mais que tudo. Para que não sofra um decréscimo de likes (e comentários desagradáveis como “ninguém quer saber se o teu tornedó está bem ou mal passado) reunimos cinco fotografias que está proibida de publicar!

  • Fotografia da lingerie que vai usar com a descrição “o outfit escolhido para esta noite”. Por favor, não faça isso. A roupa íntima é algo muito pessoal, além de que deve ser uma surpresa para o seu namorado, não acha?
  • Fotografia da marca do presente que recebeu. O seu namorado ofereceu-lhe um perfume Channel ou uns sapatos daquela marca que a sua it girl usa? Está tão eufórica que só lhe apetece publicar uma foto da etiqueta e escrever vários hastags como #ohmygod, #myfavouritegift, #souamaissortuda, #tenhoomelhornamoradodomundo? Esqueça. Só vai criar invejas desnecessárias. Se não aguentar e tiver de mostrar a alguém, crie um grupo no WhatsApp com as suas melhores amigas;
  • Fotografia da mensagem romântica que a acordou hoje de manhã. O seu namorado nem é muito dessas coisas, mas hoje decidiu mostrar todo o seu lado romântico e declamou-lhe um poema por SMS. É um momento tão bonito, por que não guardá-lo apenas para quem lhe diz respeito?;
  • Fotografia do jantar à luz das velas. Finalmente foi àquele restaurante que tanto queria ir pois, como é caro, guardou a experiência para um dia especial. Lá está: o momento é especial e isso, as redes sociais não têm de saber. Além disso, fotografias com o talão de conta estão igualmente proibidas, compreendido?;
  • Fotografia de um beijo longo e romântico. Ninguém tem necessidade de ver os seus momentos íntimos. Uma fotografia de um beijo raramente fica uma fotografia bonita, por isso, se quiser publicar algum momento, escolha outro, como uma selfie dos dois, por exemplo.

Concorda com estas nossas “proibições”? Quais são as fotografias que odeia ver nas redes sociais?

 

Leave a Reply