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Criar hábitos depois do treino é meio caminho para atingir os seus objetivos mais rápido e de forma mais saudável. Por isso, não descrimine as horas seguintes à atividade física.

É daquelas que acaba o treino intenso de crossfit ou a aula de ioga, vai para o balneário, toma um duche, arruma as coisas e só volta a pensar em desporto no dia seguinte? Nem imagina o mal que está a fazer ao seu corpo e, por conseguinte, à sua saúde. É que tão importante quanto o tempo que dedica ao exercício físico é aquilo que acontece depois do treino.

Essas ações (que enumeramos a seguir), quando feitas corretamente, vão maximizar os seus resultados, dar-lhe sensação de bem-estar e torná-la mais saudável.

Alongar

Tão importante como o aquecimento é o alongamento, no final de uma aula. O alongamento é essencial pois evita lesões, diminui o ritmo cardíaco e faz com que a recuperação muscular seja mais rápida.

Reidratar

Não espere ter sede para voltar a beber água. Enquanto faz desporto perde alguns sais minerais que são repostos após o consumo de água. Além disso, a reidratação faz com que a temperatura do corpo esteja controlada e as articulações funcionem sem problemas.

Consumir alimentos com hidratos de carbono

Qualquer que seja a refeição devemos privilegiar alimentos da época ricos em nutrientes. Depois da atividade física é essencial que reforcemos essa preferência. O nosso corpo perde muita energia e temos de a repor, ao comer, por exemplo, alimentos com hidratos de carbono (como o ovo e a banana), que favorecem a recuperação dos tecidos.

Massajar certas zonas do corpo

Bem, o ideal é levar uma massagem daquelas i-n-c-r-í-v-e-i-s. Acontece que nem sempre isso é possível, não é? Um estudo publicado no The Jornal of Strength and Conditioning Research mostra que uma massagem depois do treino pode mesmo reforçar a força muscular. Por isso compre um rolo de massagem (como este aqui) e faça alguns movimentos em casa nos vários grupos musculares.

Costuma ter estes hábitos depois do treino? Leia também o nosso artigo sobre tudo aquilo que não deve fazer pós-treino.

 

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