By

Ginásio ou pub? Aula de ioga ou uma saída à noite? Mojito ou chá de maca? Às vezes esta é uma escolha difícil a fazer, mas graças à ascensão do ‘healthonism’ (saúde + hedonismo), já não tem de se sentir dividida por muito mais tempo. Confirme a seguir se é uma healthonista.

O relatório publicado em dezembro do ano passado, J. Walter Thompson Intelligence’s The Future revelou as 100 tendências que iam ganhar terreno este ano e o healthonism era uma delas. Esta nova tendência para ‘festejar consciente’ combina uma rotina diária com uma vida social saudável: raves de ioga com cocktails e aulas de spinning com DJs. Parece divertido? Então talvez seja uma healthonista.

Vida mais do que ativa

O ginásio Equinox, em Kensington, Londres, criou eventos para os seus alunos com DJs e cocktails depois das aulas, não só para celebrar os equinócios, mas também para oferecer uma alternativa às noitadas. “O pedido veio dos nossos membros, que queriam descobrir o que acontece quando o clube fecha,” disse à revista Woman’s Fitness, Gentry Longo, gerente do ginásio. “Então demos-lhes algo saudável, mas também mais sociável”. E o ginásio House of Voga –  que é uma mistura de ioga com o estilo de dança tornado famoso pela pose Vogue de Madonna -, recentemente co-organizou uma festa de pop-up fitness na discoteca londrina em Mayfair, a Bonbonniere. “Álcool, festas e dança não são mais vistos como algo proibido para uma vida saudável”, explica Lucie Green, diretora mundial desta tendência. “Estamos agora a colocar hábitos saudáveis no lado divertido, como uma forma de ter tudo”.

Iris Louwerens, fundadora do The Wellscene, organiza uma boutique de fitness e noites de ioga na cidade de Londres. Diz que “quando estava na Austrália, notei que a saúde e o exercício foram muito mais integrados na vida social das pessoas do que no Reino Unido. Queria criar algo em que permitisse ir para o pub com os seus amigos, onde pudessem fazer as duas coisas”. As noites Wellscene são realizadas em locais secretos e exclusivos – adicionando a vibe da festa – e apresentam uma aula de fitness, seguida de comida e bebida. Pode trazer sua própria bebida, se gosta de umas cervejas depois de uma sessão de boxe.

A razão que leva a que as pessoas queiram beber uns copos depois de fazer exercício não é clara. Mas para David E. Conroy, professor de Kinesiology and Human Development & Family Studies, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, afirma que “isso talvez aconteça, porque as pessoas que são mais fisicamente ativas em determinado dia tenham de usar toda a sua força de vontade e recursos cognitivos exatamente para terem mais energia ficando sem suficiente força de vontade para resistir à tentação de tomar uma bebida ao final do dia”.

Encontre o equilíbrio

Então o healthonismo pode ser saudável? “Se conseguir controlar as duas partes desse estilo de vida, em teoria, pode ser equilibrado”, diz o terapeuta em nutrição Ian Marber. Conforme envelhecemos, o nosso corpo demora mais tempo a recuperar, seja de uma noite de festa ou de um treino. As pessoas vão encontrar formas de usar um para racionalizar o outro. Queremos mais opções para sair e poder apagar depois os nossos pecados.

Mas se pode desfrutar de ambos, sem fazer qualquer um deles em excesso, parece ser esta a chave para um verdadeiro estilo de vida healthonista. “Não é muito excitante, mas a resposta é verdadeiramente a moderação em todas as coisas”, afirma Marber. Assim sendo, inscreva-se naquela aula de spinning com cocktails, mas certifique-se de que esta não é a única maneira de fazer exercício este ano. Muito menos em época de festas.

6 sinais que provam que é uma healthonista

  1. A sua rotina do dia seguinte a uma festa envolve ioga e água de coco, em vez de um café de um Nurofen;
  2. Já viu o nascer do sol duas vezes numa semana; assim que chega a casa vai correr;
  3. As prateleiras da sua despensa estão recheadas de óleo de coco e manteiga de amêndoa, mas também de vodka e de vinho biológico;
  4. As suas férias ideais são duas semanas em Ibiza: uma semana de festa, seguida de uma outra de detox;
  5. O seu feed do Instagram é uma mistura de treino de agachamentos, pôr do sol e hambúrgueres suculentos;
  6. Quando sai à noite dança o tempo todo – continua a ser cardio.

Conte-nos tudo: é uma healthonista?

 

Leave a Reply