By

O currículo é a ferramenta que lhe garante (ou não) uma entrevista de emprego. Funciona, sem dúvida, como um ponto de partida para criar boa impressão.

Sabe aquela fotografia tirada na praia que tem no wallpaper do telemóvel? Aquela da qual gosta tanto que até já pensou imprimir em A3 e pôr num quadro no seu quarto? Nunca, mas nunca a use como fotografia de apresentação num currículo.

É que não duvidamos que a foto está mesmo incrível, mas em contexto profissional as imagens na praia não funcionam. De todo! Este é um dos erros mais comuns encontrados no documento que, na maioria das vezes, é decisivo para a chamarem para uma entrevista de emprego. Mas não é o único. Conheça, a seguir, aqueles que são mais comuns e como evitá-los.

Descuido na impressão

Entregar em mãos um documento com problemas de impressão, tinta borrada ou com papel amachucado não é de todo um bom princípio. Opte por imprimir o currículo numa boa impressora e com papel de qualidade.

Linguagem informal e/ou com erros

A escrita deve ser clara, impessoal e sem pronomes pessoais. Antes de o entregar leia as vezes que forem necessárias para fazer uma “limpeza na linguagem”. Aplique a máxima “menos é mais” e aplique, se necessário, o corretor ortográfico. Peça também a alguém de confiança para o ler.

Demasiado genérico

Adaptar o currículo ao cargo a que vai concorrer é muito importante. Retire sempre aquilo que considera estar a mais e privilegie as informações que considera mais valias para ser chamada para uma entrevista de emprego.

Detalhes pessoais

Ninguém quer saber quantos filhos tem e em que moradas viveu. Coloque apenas as informações essenciais e dê antes destaque ao seu percurso profissional. Tenha atenção às datas e coloque sempre tudo por ordem cronológica.

Demasiado curto ou comprido

Esqueça os parágrafos longos – ninguém vai ler. Por outro lado, esqueça também as frases curtas que nada de novo e benéfico trazem à sua pessoa. Encontre um meio termo.

Como é o seu currículo? Há mais algum erro que acha inadmissível neste documento?

 

Leave a Reply