By

É uma dor insuportável quando alguém de quem gostamos muito nos diz que já não gosta de nós. Por mais que nos custe temos de saber lidar com o fim de uma relação. Se precisamos de ajuda? Sim. Mas no fim, tudo depende de nós.

É o fim do mundo. Uma desgraça. Pensamos que nunca mais vamos voltar a ser felizes. Afinal… ele era “o tal!” Este parece um discurso exagerado, mas o que é certo é que, muitas vezes, é real. Quando gostamos de uma pessoa é muito difícil encarar o fim de uma relação amorosa. Por mais apelos que se deem à positividade, há quem não se livre de boas doses de choro, angústia, ataques ao frigorífico e sessões pela noite dentro em que se leem cartas, veem-se fotografias e recordam-se momentos especiais.

Os mais próximos tentam apoiar o máximo e estar presentes, mas a recuperação total só depende de nós e do tempo. Tal como os seus amigos e família, também nós decidimos ajudá-la com algumas dicas.

Não se culpabilize 

Para uma relação dar certo são precisas duas pessoas, por isso se acabou não pode pensar que a culpa foi toda sua. Não perca tempo a pensar “e se eu tivesse reagido de outra forma”, pois da outra parte a decisão já está tomada e só tem de seguir em frente.

Não vagueie nas redes sociais

Durante a relação publicou várias fotografias no Facebook e Instagram em conjunto? Não as procure, a não ser que seja para apagá-las. Rever essas memórias só a vai deixar mais triste. Por outro lado, não vá à procura do perfil do seu ex. Pode acabar por ver coisas que não gosta e não vale a pena martirizar-se mais.

Não passe muito tempo sozinha

É normal querer estar sozinha, mas não o faça por demasiado tempo. Vai acabar por deprimir e não é isso que quer, não é verdade? Vá ao cinema com amigos e aceite convites para jantar. Sabe aquela amiga que mora longe com quem nunca mais esteve? Marque um fim de semana e vá ter com ela. Quem sabe até conhece pessoas novas.

Faça desporto

Por que não aproveitar o fim de uma relação amorosa para voltar ao ginásio e fazer aquelas aulas que tanto gostava? Não só vai libertar toda a energia negativa acumulada, como ficará mais saudável e fit, claro.

Em último caso, não tenha vergonha de fazer terapia

Algumas sessões de terapia vão ajudá-la a estar menos vulnerável. E mais: ficará com maior capacidade de voltar a amar. Deixará de lado os medos, raivas e culpas e aprenderá a aproveitar novamente esse sentimento na sua plenitude.

Tem mais alguma dica de como sobreviver ao fim de uma relação amorosa? Conte-nos a sua experiência!

 

Leave a Reply