By

Antes de sair de casa pôs protetor solar. Foi para a praia, mergulhou, saiu da água e deitou-se ao sol tempo de mais. O creme, esse, não saiu da mala – o que lhe valeu um valente escaldão. Errou, mas não entre em pânico. Leia estas dicas para que volte a ter uma pele saudável e repita connosco: nunca mais hei-de expor-me demasiado tempo ao sol.

No verão, é suposto chamarem-nos de brasa, não de lagosta. Não concorda? É que não há nada mais prejudicial para a saúde e feio esteticamente do que, depois de um dia de praia, perceber que apanhou um enorme escaldão.

O protetor solar é essencial todo o ano. No verão, altura em que o nosso corpo está mais tempo exposto ao sol, é indispensável várias vezes ao dia. Além disso, na praia e piscina, deve procurar estar o máximo tempo possível à sombra. Se tem a pele dorida, vermelha e a arder, não desespere. Prometa a si mesma que não vai mais ignorar os cuidados diários e siga estas dicas.

Beba muita água

Dores de cabeça, boca seca, tonturas e sonolência são alguns sinais de desidratação que um escaldão proporciona. O ideal é que beba muita água (aliás, deve beber sempre), pois o seu corpo perdeu muitos fluídos.

Compre um pós solar…

…com propriedades refrescantes. Este produto não só fará com que se sinta mais fresca, como irá acalmar e retirar o calor do interior da pele.

Hidrate muito bem a pele 

Os cremes hidratantes não serão a sua salvação, mas irão ajudá-la a regenerar a pele. Embora seja difícil livrar-se da pele escamada, um bom hidratante vai fazer com que esse dano seja minimizado.

Não retire a pele escamada

Em casos mais graves, é possível que a sua pele crie bolhas. Não as rebente nem retire a pele que começar a escamar. Vai ficar ainda mais dorida e a hidratação e recuperação serão mais lentas.

Não esteja mais ao sol

Pensamentos como “já que estou vermelha, pior não fico” devem ser evitados porque não são, de todo, verdade. Quanto mais sol apanhar, pior vai ficar. Mesmo que, depois de algum tempo ao sol, não fique vermelha, isso não significa que não tenha um escaldão – muitas vezes, só passadas umas horas é que a cor e dores aparecem.

Já apanhou algum escaldão? Como é que recuperou? 

 

Leave a Reply