By

Nas alturas em que se ausenta de casa durante vários dias todos os cuidados são poucos. Antes de trancar a porta e seguir viagem há muitos mecanismos que deve acionar para proteger a casa. Impedirá possíveis assaltos e passará as férias muito mais descansada.

É assustador pensar nisto, mas a verdade é que, muitas vezes, os ladrões seguem-nos durante meses. O objetivo? Saberem os nossos hábitos, descobrirem as nossas rotinas e as horas a que entramos e saímos de casa. No verão, quando normalmente fazemos as férias maiores e para mais longe, achamos que deixar as persianas fechadas e a porta devidamente trancada é o suficiente para proteger a casa. Não é. Por esse motivo, e para que vá mais descansada para o sítio que escolheu para passar uns dias com a família ou os amigos, reunimos várias dicas para que a sua habitação fique em segurança.

Cuidado com as redes sociais 

Tira uma foto na praia incrível onde está de férias e publica nas redes sociais. Engana-se se pensa que só os seus amigos vão ver. Pode acontecer amigos de amigos e mesmo desconhecidos terem acesso a essa publicação, o que é meio caminho para perceberem que não está em casa. Logo se não está em casa (e esta num sítio onde vai passar vários dias) a sua habitação está livre, não é verdade?

Não partilhe com muitas pessoas que vai de férias

É normal comentar até no café que vai de férias – está demasiado contente por o merecido descanso estar próximo. No entanto, nunca se sabe a quem é que está a dar essa informação. Se por acaso isso acontecer evite os pormenores, como os dias que vai estar fora, para onde vai, com quem vai e quando.

Atenção à correspondência

Combine com uma pessoa da sua confiança e dê-lhe a chave do correio para que vá buscar as cartas. Se não o fizer pode acontecer a correspondência começar a acumular-se e sair para fora. Este é um sinal de que não está por perto!

Utilize o programa Operação Férias

Entre 1 de julho e 15 de setembro, a Polícia de Segurança Pública tem um programa especial gratuito de vigilância da sua habitação enquanto vai de férias. Só tem de se dirigir à esquadra mais próxima da sua residência (com 48 horas de antecedência) e preencher um formulário.

Engane os possíveis assaltantes

Deixe a chave de sua casa com algum familiar, amigo ou vizinho de confiança e peça à pessoa para abrir e fechar as persianas diariamente e também acender e apagar algumas luzes. Se puder deixar roupa estendida também é um bom principio.

Guarde os objetos mais valiosos

Não deixe à vista os computadores, gadgets e jóias. Guarde-os em sítios estratégicos. Aqui, use o poder da imaginação, mas atenção, não coloque em sítios que se possam perder ou difíceis de lembrar.

Acione um seguro e/ou sistema de alarme

A curto prazo pode parecer-lhe caro, mas é um bom investimento para ter sempre a sua habitação em segurança. Pesquise várias seguradoras e compare preços antes de tomar uma decisão.

Como costuma proteger a casa quando vai de férias? Dê-nos mais dicas!

 

Leave a Reply