By

 

Espumante, champanhe, cocktails, a maioria das pessoas dá as boas-vindas ao Ano Novo com bebidas alcoólicas. Saiba como evitar uma ressaca quando o copo fica meio cheio…

Já escrevia Fernando Pessoa, em 1927, que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Foi o slogan publicitário que o poeta português criou para a Coca-Cola, mas a mensagem também se aplica às bebidas alcoólicas. Quer se queira admitir ou não, o álcool é um gosto adquirido. Mas, atualmente, os mais jovens forçam-se a apreciar o que classificamos como “um dos grandes prazeres da vida”. Acontece que o saber beber não está diretamente relacionado com a idade. Quantos adultos não perdem noção do que fizeram na noite anterior? E depois descobrem indícios nas redes sociais, até em declarações embaraçosas assinadas pelos próprios? A boa notícia é que basta adotar alguns truques para evitar uma ressaca e situações embaraçosas. Conheça-os.

Evitar uma ressaca

Enquanto adultos, devemos ter um certo savoir-faire e autodomínio no que toca ao consumo de álcool. Nem por acaso, a revista Men’s Health debruçou-se sobre o assunto. Aparentemente, a regra de ouro para não acordarmos no dia seguinte como se um elefante se tivesse sentado em cima da nossa cabeça é beber uma cerveja, um copo de vinho ou um cocktail por hora. Ninguém disse que seria um exercício fácil. Como tudo, isto também tem uma explicação: é que o nosso organismo demora cerca de uma hora a metabolizar cada bebida alcoólica. Por isso, se beber com maior frequência é melhor acompanhar com comida – fazer uma “caminha”, como se diz coloquialmente. Outra ideia é intercalar as bebidas alcoólicas com um copo de água, mantendo o corpo hidratado. Tenha em atenção que consumir álcool de estômago vazio diminui ainda mais o açúcar no sangue, podendo levar a uma quebra de tensão.

Os refrigerantes são a melhor forma de combater a ressaca, segundo um estudo publicado na revista científica Food&Function. Após a análise de 57 bebidas, os investigadores chineses da Universidade de Sun Yat-Sem, no sul da China, também concluíram que o chá verde prolonga o efeito da ressaca.

Receita: terapia caseira

Contrariamente à opinião popular, as bebidas alcoólicas não são a melhor forma de curar a ressaca.

  • Beba muita água para repor os minerais. Consumir álcool em excesso desidrata e tem um efeito diurético, que pode desencadear diarreia. Nesse caso, comer banana ou maçã sem casca ajuda a regularizar o intestino.
  • Apesar de o nosso paladar ficar alterado, e de não termos vontade de ingerir seja o que for além de água, procure comer legumes para facilitar a digestão e pão torrado para aumentar os níveis de açúcar no sangue.
  • Opte por infusões de camomila, cidreira ou hortelã em vez de beber café, pois ajudam a acalmar o estômago.
  • Descanse. Quando está de ressaca não deve fazer exercício físico.
  • Combata as dores de cabeça com analgésicos, como aspirina e ibuprofeno.
  • Tome um duche frio para ativar a circulação sanguínea e aumentar a pressão arterial (que fica baixa graças ao excesso de álcool no corpo).

 

Leave a Reply