By

Decidir o melhor penteado para o dia do casamento é tão importante como escolher o vestido do grande dia. Se este último já está a ser arranjado para ficar “à sua altura”, ótimo. Saiba, a seguir, como deve usar o cabelo.

Vestido, check. Sapatos, check. Acessórios, check. Quando uma noiva consegue dizer estes três “checks” nos meses que antecedem ao casamento é altura de respirar fundo. Quer dizer, mais ou menos. Depois de três batalhas vencidas, segue-se uma outra que, segundo 72% das mulheres que responderam a um estudo Unilever, é a mais dura: encontrar o melhor penteado para o grande dia.

Para responder a essa questão falámos com Olga Ferreira-Hilário do Slash Creative Hair Studio. A art director criou recentemente a The One, a sua primeira coleção de penteados de noiva, em que re-interpreta seis looks clássicos que satisfazem os gostos das mulheres mais clássicas até às mais irreverentes. Eis as melhores dicas no que diz respeito ao cabelo para o grande dia.

 

 

 

Ainda há muitas mulheres a “jogar pelo seguro” ou cada vez gostam mais de arriscar no dia do casamento?
O “jogar pelo seguro” é um pouco relativo, porque há “seguros” em todos os estilos, desde o cabelo ultra estruturado, até ao boho-chic. Os estilos existem e são geralmente tidos como base, como vemos no THE ONE, mas tanto há noivas que preferem arriscar e adaptar mais, como há outras que optam por seguir o clássico sem grandes alterações. Hoje em dia sinto que existe uma maior consciência das tendências, o que faz com que mais noivas queiram arriscar comparativamente há uns anos.
O que é que se faz se uma mulher chega perto da data de casamento com o cabelo estragado?
Geralmente as noivas sabem com muita antecedência quando vão casar e tratam bem do cabelo. Mas claro que há excepções e mesmo nas exceções há sempre salvação. Podemos cortar, pintar, pôr extensões ou até usar uns postiços só no dia do casamento. Há sempre uma solução.
Há quem arrisque uma mudança de cor que se note nesse dia ou nos dias antes?
Sim, já aconteceu alguém querer mudar a cor para o dia do casamento, mas não é comum porque não é o dia certo para a noiva possivelmente estar indecisa quanto ao look. O mais comum é fazer um trabalho de coloração, nem que seja um gloss só para dar brilho para o dia. Nem sempre cor tem de ser algo que altere muito, e quando o é, é um trabalho gradual e não um choque para o dia.
Para si quais são as três coisas que uma mulher deve ter em conta antes de escolher um penteado para o casamento?
O mais importante é o vestido. É o que vai ditar o mood da make-up, do cabelo e das jóias. Depois temos de ter em conta a altura do ano e o sítio, pois podem ser fatores decisivos na opção de cabelo solto, semi-solto ou apanhado. É importante haver uma harmonia entre tudo o que a noiva quer ou vai usar.
Uma mulher com o corpo mais volumoso deve escolher que tipo de penteado? E as mulheres mais magras? 
Depende se é alguém que se sente confortável consigo própria. Eu acho que beleza vem de dentro, e se a noiva se sente confiante pode usar qualquer penteado desde que favoreça o rosto (mas isso é algo importante para todas a mulheres independentemente do formato). Mas mais importante que isso, e não me canso de repetir porque é o faux-pas mais comum que vejo, o penteado tem que combinar com o vestido! Normalmente os aspetos a ter cuidado são os extremos a nível de feições, por exemplo: caras muitos redondas ou muito longas, narizes muito grandes ou muito pequenos, testas muito altas ou muito baixas. É imprescindível existir um bom equilíbrio entre os volumes do cabelo e do rosto.
Fale-nos um pouco de cada penteado. Qual é o mais indicado para cada tipo de vestido?
Penteado cabelo solto com as tranças laterais e uma flor: Para a noiva descontraída, que vai usar um vestido fluido, num cenário paradisíaco. Este semi-apanhado é perfeito para uma noiva que pretende ter um look simples, bonito e jovem.
Cabelo todo apanhado desconstruído na nuca com flores: Um apanhado descontraído e romântico. Por ter um grande foco na parte de trás, recomendaria para vestidos cai-cai, com alças finas ou sem costas.
Apanhado em rolo com flores: Com influência pin-up, este apanhado estruturado é ideal para vestidos de linhas mais gráficas. A utilização de flores como um acessório, dá-lhe um toque mais delicado, tornando este look equilibrado e mais doce.
Cabelo liso à frente com trança central e flores na nuca: A mistura perfeita entre contemporâneo e clássico. Além de criar a ilusão de um pescoço mais longo, este look conjuga na perfeição a jovialidade de uma trança com o bun, um elemento clássico e intemporal, que pode ser adornado com flores.
Coque: Um look clássico e minimal, ideal para a noiva que opta por dar mais ênfase ao vestido. Ideal para vestidos com detalhes na zona dos ombros ou com gola alta.
Semi-apanhado lateral: Um semi-apanhado assimétrico com uma trança a enquadrar o rosto. É um look versátil que se adapta facilmente a vários vestidos desde o mais estruturado ao mais descontraído.

 melhor penteado

Coque

 

Leave a Reply