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Não é fácil ter metas para atingir, prazos para cumprir e resultados para mostrar. Por mais profissionais que queiramos ser, o stress e a pressão são capazes de dar cabo de tudo. Nestas alturas, temos de usar estratégias para lidar com muito trabalho!

No nosso emprego estamos sempre à procura de melhores resultados. Gostamos de dar nas vistas pelos bons motivos, procuramos atingir todas as metas e cumprir os prazos que nos são propostos. Quer dizer, nem com toda a gente é assim, mas devia ser, não concorda? Acontece que há semanas mais difícies, com muito trabalho, e a desmotivação começa a dar sinais.

Nestas alturas é importante manter a calma. Não só para zelar pela nossa saúde (sem ela não podemos desempenhar bem a nossa profissão), mas também para conseguirmos contornar a situação e não sairmos prejudicados.

A seguir, saiba como deve agir.

Crie um calendário visual

O seu chefe pediu-lhe uma coisa que não se pode esquecer, tem mais de dez emails para responder e dois assuntos para tratar com outros departamentos da empresa? Se não apontar tudo estrategicamente vai acabar por falhar algo. Pegue num papel e em canetas coloridas (por algum motivo aprendemos a usá-las na infância) e calendarize o que tem de fazer por ordem de urgência. Quando terminar uma tarefa risque-a – isso até lhe dará mais motivação.

Seja honesta com os seus superiores

Se acha que não vai ter tempo para tudo e que não consegue entregar o trabalho com a qualidade que pretende, tem e deve dizê-lo. Ser honesta é meio caminho para terem mais confiança em si. Se não disser nada, os seus superiores vão partir do princípio que tudo está bem e na hora de verem que as coisas não correram como previsto, poucas são as desculpas que a vão safar.

Não aceite tudo só para ficar bem vista

Esta dica tem muito a ver com a anterior. Temos tendência a dizer que sim a tudo, para que não pensem que há má vontade, mas essa nem sempre é a melhor hipótese. Mais vale negar algumas tarefas e justificar bem isso (até com o resto do trabalho) do que aceitar tudo e não entregar nada bem feito.

Ignore os colegas difícies

Em todo o lado há pessoas com maus presságios, que estão sempre atentas às nossas (possíveis) falhas. Ignorá-las parte de si. Não comente com eles as tarefas que tem para fazer nem desabafe um “ai tou cheia de trabalho. Não sei se vou ser capaz!”.

Acredite nas suas capacidades

Liberte-se das ideias negativas e que a autodestroem. Valorize-se, acredite nas suas capacidades e dedique tempo a si própria. Só estando bem consigo mesma é que vai conseguir estar bem no seu emprego. Não se esqueça que a falta de autoestima destrói a vida profissional.

Costuma ter muito trabalho? O que faz para que tudo resulte?

 

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