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Mais de metade dos portugueses tem colesterol elevado, segundo o Target Group Index. Os resultados advém de muitos fatores, como uma alimentação desequilibrada e a falta de exercício físico. Para que tenha um estilo de vida mais saudável e evite problemas cardiovasculares, dizemos-lhe como baixar os níveis de colesterol.

A percentagem é assustadora: 62% da população portuguesa tem o colesterol elevado. Quem o conclui é o Target Group Index, um estudo com 40 anos presente em mais de 60 países, que identifica os vários tipos de consumidores.

Embora o colesterol desempenhe um papel importante na formação de células cerebrais e nervosas, um nível elevado desta substância no nosso organismo faz com que haja um elevado risco de enfartes e ataques cardíacos, duas das principais causas de morte na Europa.

As razões para os níveis altos de colesterol são muitas. A par de uma má alimentação (o primeiro fator mencionado pelos médicos nas consultas de rotina) normalmente rica em sal e gorduras, a falta de exercício físico, as horas de sono insuficientes e o histórico familiar são também três fatores associados ao perfil de um português comum com colesterol elevado.

Posto isto, como é que podemos evitar fazer parte destes 62% da população portuguesa? Seguindo as indicações em baixo.

Evite certos alimentos

Carnes vermelhas, produtos à base de natas, presuntos, salsichas, queijos amarelos, batatas e peixes fritos devem ser consumidos em muito pouca quantidade, pois são alimentos ricos em sal e gordura, dois inimigos do colesterol. Por outro lado, deve incluir na sua alimentação diária azeite, abacate, frutos secos, alcachofra, romã, maçã, arandos, leguminosas, peixe azul, alho, carnes brancas e soja.

Coma sempre à mesma hora

Refeições tomadas fora de horas é outro fator que faz com que o colesterol aumente. O ideal é que não falhe o pequeno-almoço e estabeleça horários para todas as refeições do dia. Sempre que não conseguir cumprir uma hora, encare a situação como uma exceção e não faça disso regra.

Faça exercício físico regular

A atividade física é outra aliada contra o colesterol elevado. O segredo é a regularidade, por isso tente fazer exercício físico 30 minutos por dia. Não sabe como começar? Faça uma corrida perto de casa com a ajuda de uma app ou utilize o banco do jardim.

Não fume

Está provado que o tabaco aumenta os níveis de LDL (mau colesterol). O fumo, além de afetar os vasos sanguíneos, facilita a formação de placas de aterosclerose (afeção degenerativa das artérias) onde se vai formar o colesterol. Já sabe, despeça-se dos cigarros.

Durma oito horas por noite

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 40% da população mundial dorme mal. Horas de sono insuficientes é outra das causas do colesterol elevado. Para que consiga ter noites mais descansadas leia as 8 dicas para conseguir dormir melhor.

Faça rastreios de colesterol regulares

Se tem histórico familiar não pode mesmo deixar esta indicação de lado (se não tem siga-a na mesma). A realização destes rastreios é muito importante para que controle os níveis de colesterol. Durante a consulta é doseado o nível de colesterol total no sangue, avaliada a pressão arterial, medido o peso e altura e calculado o índice de massa corporal.

Tem colesterol elevado? O que costuma fazer para o evitar?

 

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