By

Se durante todo o ano as crianças já têm níveis de euforia muito altos, estes valores disparam a 24 de dezembro. Nesta altura é essencial que use algumas dicas para as adormecer com a máxima tranquilidade possível.

Há famílias que reservam a noite de 24 de dezembro para estarem reunimos em convívio e só abrem os presentes na manhã seguinte. Há outras que esperam a visita do Pai Natal à meia noite e trocam os miminhos nessa altura. Em qualquer um dos casos, as crianças estão eufóricas – ora porque querem brincar com tudo o que receberam, ora porque esperam ansiosamente pelo dia seguinte. Neste dia não há como queiram adormecer, por isso cabe aos adultos usarem várias estratégias para que o João Pestana chegue com rapidez.

Veja as dicas a seguir e aplique-as com os miúdos já no próximo sábado.

Atividades durante o dia

Sabemos que o dia 24 de dezembro é, muitas vezes, um dia complicado. Há quem ainda faça as últimas compras, quem tenha de cozinhar para muita gente e ainda quem vá buscar os doces ou outros pratos que encomendou. No meio desta azáfama encontre algum tempo para fazer atividades com os miúdos, de preferência ao ar livre. “Obrigue-os” a gastar energia e a ficarem cansados. Se por acaso chover, encontra aqui sugestões sobre o que fazer.

Aparelhos eletrónicos desligados

Não deixe que os miúdos mexam em tablets, telemóveis, computadores nem vejam televisão nas horas antes de dormir. Aliás, até sugerimos que assistam a filmes natalícios, mas durante a tarde. Se as crianças tiverem em contacto com aparelhos eletrónicos à noite fará com que fiquem mais despertos.

Banho quente relaxante 

Dê um banho de imersão às crianças com alguns sais de banho que ajudam a acalmar. Os músculos vão relaxar e o sistema nervoso também. Quando saírem da banheira, mas crianças vão estar extremamente calmas e com vontade de dormir um sono profundo.

Pouco barulho

Sabemos que numa casa cheia de gente é muito complicado não existirem vozes mais altas. Converse com todos os presentes e mostre-lhes a importância que tem os seus filhos estarem calmos e conseguirem dormir bem. Aqui tem de haver um esforço de todos.

Como costuma adormecer os seus filhos na noite de Natal? Tem mais alguma sugestão?

CRÉDITO: Thinkstock

 

Leave a Reply