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O nosso metabolismo tem muito potencial. Se o potenciarmos com hábitos e comportamentos saudáveis conseguimos atingir o peso que tanto desejamos. Uma das regras fundamentais? Exercício físico todos os dias!

“Ah, mas eu não consigo emagrecer porque o meu metabolismo é lento!” Quantas vezes já ouviu ou disse esta frase? Pois é, esta é uma espécie de “desculpa” que muitas pessoas usam, atribuindo a culpa total à genética. Acontece que o metabolismo (conjunto de reações químicas que fazem com que o nosso organismo transforme o que comemos em energia) embora seja muito determinado pela ciência da hereditariedade não está totalmente limitado por ela. 

Quer isto dizer que ao seguir certos hábitos e comportamentos conseguirá que o metabolismo acelere e se mantenha equilibrado. Logo, fará uma melhor gestão da sua saúde e peso. Precisa de conselhos? Conheça-os a seguir.

Muito importante: estas dicas servem também para quem tem o metabolismo acelerado. Embora estas pessoas tenham tendência natural para emagrecer mais rápido devem também seguir conselhos saudáveis, que façam com que as células trabalhem todas em sintonia.

Faça exercício físico todos os dias

De preferência logo de manhã. Aposte em treinos intercalados, que misturem vários níveis de intensidade e o treino cardiovascular com o de força. Este último usará as calorias como fonte de energia. E mais: quanta mais massa muscular tiver mais calorias irá gastar;

Beba muita água

O Instituto de Hidratação e Saúde diz que devemos “beber entre 1,5 a 2 litros de líquidos por dia”. Ao manter o corpo hidratado consegue eliminar mais rapidamente as toxinas originadas pela queima de calorias;

Tome sempre o pequeno-almoço

A refeição mais importante do dia pode ajudá-la a emagrecer, como explicamos aqui. Ao fazê-lo existe logo influência no aumento do metabolismo. Pelo contrário, se abdicar desta refeição pode acontecer um catabolismo muscular, ou seja, começa a queimar músculo para obter energia;

Faça refeições de três em três horas

Esta regra pode parecer básica, mas ainda há muitas pessoas que não a seguem. Entre as refeições principais faça pequenas pausas para comer fruta, barritas energéticas e outro tipo de alimentos saudáveis. Se ficar muitas horas sem comer o metabolismo vai desacelerar e o organismo vai começar a armazenar gorduras;

Cozinhe com gengibre

Esta planta é conhecida por ter ação termogênica, que ativa o metabolismo e auxilia no processo da queima de gordura. Coloque gengibre na sopa, nos sumos e, durante o dia, beba-o em chá.

Coma fibra

Se tiver uma alimentação rica neste nutriente, os seus intestinos vão funcionar melhor, o que acelera o metabolismo e acaba com os inchaços.

Tem o metabolismo lento ou acelerado? O que costuma fazer para mantê-lo equilibrado?

2 Comments

  1. eulaliatomas45@hotmail.com'
    Metabolismo / 28 de Fevereiro de 2017 at 20:33 /Responder

    Confirmo, o gengibre acelera o metabolismo. Antes de treinar, costumo beber chá de gengibre e queimo muito mais calorias.

    Bjs
    Eulália

    • Sara Chaves / 1 de Março de 2017 at 12:48 /Responder

      Olá, Eulália!

      Muito obrigada pelo testemunho. Realmente o gengibre é uma planta repleta de mais valias e é bom saber que, no seu caso concreto, lhe dá muitos benefícios.

      Um abraço, boa semana e bons treinos!

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