By

Quando finalmente encontra o apartamento ou moradia dos seus sonhos já só pensa em assinar a escritura e mudar-se de armas e bagagens para o sítio onde, supostamente, vai viver feliz para sempre. Acontece que há coisas que devem ser ditas antes de comprar casa… mas que raramente alguém lhe diz!

Passa semanas de volta de sites com casas à venda, liga para 20 imobiliárias e recebe 40 telefonemas das mesmas por dia. Vai ver uma casa às 13h para aproveitar a hora do almoço. Não gosta porque não tem varandas e faz outra marcação para as 19h. Fica chateada porque deixa de ir ao ginásio para ver o tal apartamento das 19h, que não corresponde, de todo, às suas expectativas. Depois de quase desistir, já com a moral em baixo, lá encontra a habitação dos seus sonhos e decide, finalmente, comprar casa.

Está tão cansada de procurar que só quer mesmo fechar o negócio. Mas, será que lhe contaram tudo aquilo que deveria saber? Confiando que não, damos-lhe nós essa ajuda.

Até à hora da escritura o negócio pode correr mal

Viu a casa, mostrou-a à família e deu o ok na imobiliária. Agora sim a montanha russa vai começar! Entre créditos do banco, inspeções e afins, podem passar vários meses. O melhor é manter a calma, não fazer muito alarido e contratar alguém experiente na área para a ajudar a tomar as melhores decisões.

Embora já tenha gasto muito dinheiro na compra ainda vai gastar mais

E não, não estamos a falar do novo móvel da sala ou da máquina de lavar roupa que precisa de uma revisão à séria. Há pormenores na casa que, de certeza, não reparou (e que também ninguém lhe disse) e que precisam de arranjo: uma janela que fecha mal, uma parede rachada ou com alguma humidade.

Só quando se muda é que percebe se os vizinhos são barulhentos ou não

Os vendedores vão sempre dizer-lhe que tem ótimos vizinhos, que não fazem barulho nenhum e que a partir das 22h estão sempre todos a dormir. No que diz respeito aos inquilinos do lado, de cima e de baixo nunca se tem a perfeita noção de como são até estarmos instalados na casa. É mesmo uma questão de sorte.

Tem de ter doutoramento em “linguagem habitacional”

Certificados energéticos, sistema HVAC, ónus de propriedade, ónus financeiros e ónus fiscais são termos que tem de conhecer bem. Simplesmente porque vão falar consigo e perguntar-lhe coisas como se tivesse um doutoramento neste vocabulário.

Está a pensar comprar casa? Tem mais alguma recomendação a dar? Veja também o nosso artigo sobre o que deve saber antes de arrendar casa.

One Comment

  1. btf@sapo.pt'
    Bruno / 16 de Fevereiro de 2017 at 21:59 /Responder

    Há ainda outro ponto importantíssimo: ninguém te diz que a casa NUNCA vai ser tua. Ao fim de 30, 40 ou 50 anos a pagar o empréstimo bancário, depois de teres pago os registos, a escritura, o IMT (Imposto sobre Transmissões Onerosas de Imóveis), quando chegas ao fim de tudo isto e pensas “a casa é finalmente minha”, percebes que tens uma renda vitalícia chamada IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis – antiga Contribuição Autárquica). No dia que não a conseguires pagar, o estado penhora-te a casa para recuperar a dívida fiscal.

Leave a Reply