By

Adotar novas atitudes e alterar o modo de estar na vida pode ser aquilo de que precisa para encontrar a chave para o sucesso. Só depende de si para dar um novo rumo à sua vida.

Muitas vezes é tudo uma questão de rotina. As coisas até vão correndo bem ao longo dos dias, por isso mudar para quê? Acontece que quando deita a cabeça na almofada, até tem o sentimento de dever cumprido, mas não se sente 100% realizada. Afinal, passará a vida toda “assim-assim” ou haverá alguma chave para o sucesso? Será que consegue, de alguma forma, melhorar a sua vida profissional?

Em muitas das situações, tudo depende de nós. Criar novos hábitos e acabar com antigos não é fácil, mas quem sabe se não serão eles que vão dar um novo rumo à nossa vida? Além disso, quem sabe se não serão eles a mostrar-nos um novo caminho profissional, até dentro da mesma empresa?

Respire fundo, confie em si própria, siga estes passos e diga: o momento de mudar é agora.

Acorde mais cedo

Um relatório publicado no Wall Street Journal diz que acordar mais cedo pode garantir a chave para o sucesso. Porquê? Com os miúdos a dormir, menos para ver nos meios de comunicação social e poucas distrações consegue, mais facilmente, planear as suas metas pessoais e programar bem o seu dia. A título de exemplo tem os hábitos de Jack Dorsey, fundador do Twitter, que assume acordar por volta das 5h30 da manhã e Tim Cook, CEO da Apple, conhecido por enviar emails de trabalho a partir das 4h30 da manhã.

Faça exercício físico

Se até agora não tinha tempo para fazer desporto, resolveu a questão. Aproveite que começou a pôr o despertador para uma hora mais cedo e exercite. Tem várias opções: pode sempre ir fazer uma caminhada, uma corrida pelas redondezas; ou até mesmo exercícios de ioga em casa. Fazer desporto logo de manhã fará com que fique o resto do dia com a “cabeça limpa” e com maior facilidade para resolver problemas.

Aprenda a ficar tranquilo em momentos importantes

Numa reunião, depois de vincar a sua opinião e dar os argumentos certos, cale-se e oiça os outros. Se ficar demasiado irritada, respire fundo e não fale pois pode contra-argumentar com elementos que vão fazê-la perder a razão. Mostrar-se tranquila em momentos importantes só mostra autoconfiança. E uma mulher confiante vale por duas.

Conecte-se com o Mundo

Se perdeu o hábito de ler, retome-o, pois enriquece-a culturalmente. Além disso, não saia de casa sem ler e/ou ver as notícias principais do dia. Isso fará com que consiga “discutir” minimamente qualquer assunto que venha a surgir na empresa. Acredite: mostrar-se interessada e informada sobre o Mundo é meio caminho para se tornar ainda mais interessante profissionalmente.

Conclua sempre aquilo que promete

Nunca deixe trabalho por fazer. Muito menos se assumiu um compromisso com alguém. Muitas vezes, há outras pessoas que dependem do resultado do seu trabalho para concluir o delas, por isso não as dececione. O importante é que seja vista na empresa como aquela profissional que cumpre, resolve e trata de tudo com tranquilidade e engenho.

Crie um diário de objetivos

Arranje uma agenda pequena, personalize-a a dê-lhe o nome de “agenda de objetivos”. Lá coloque não só as tarefas profissionais que tem de cumprir como todos os seus objetivos pessoais. Olhe para as datas que escolheu com afinco e cumpra ao máximo todas elas. Aproveite a agenda para colocar todos os acontecimentos importantes e que a fizeram sorrir. Basta que escreva uma frase como “hoje fui especialmente feliz porque…”. É uma ótima forma de recordar o acontecimento mais tarde e dar-lhe ânimo para o dia a dia.

Para si, o que é a chave para o sucesso? Quais são os hábitos essenciais para a conseguir?

 

Leave a Reply