By

Há quem não abdique da presença dos cães enquanto dorme, mas também há quem considere falta de higiene partilhar os lençóis com os animais de estimação. Na sua casa, como é?

Se pudessem, não há dúvida de que os cães estariam 24 horas com os donos. Por isso, não é de estranhar que estes animais de estimação tentem pular para cima da cama na hora de dormir.

Se por um lado há pessoas que acham piada e não dispensam o pêlo fofinho junto a si enquanto sonham com uma vida maravilhosa e uma casa na praia, também há outras que fazem questão de manter a distância evitando, assim, problemas comportamentais.

As opiniões dividem-se, por isso resolvemos analisar a questão. Conheça os prós e contras de ter os patudos na sua cama.

Prós

  • Sentir-se-á mais segura. O cão não precisa de ser de grande porte para que tal aconteça. Estes animais são conhecidos por terem os sentidos muito apurados, por isso a sua presença física enquanto dorme ajuda-la-á a sentir-se mais tranquila;
  • Fica mais aconchegada. Nas noites mais frias haverá melhor “saco de água quente” que o seu patudo agarradinho a si?;
  • Fica menos ansiosa. Logo, consegue dormir melhor. Está provado cientificamente que os cães ajudam a combater a ansiedade e a depressão, por isso são uma companhia reconfortante nos dias em que estiver mais agitada;
  • Cria laços de proximidade. Infelizmente, há cães que passam muito tempo sozinhos. Se isso acontece com o seu, dormir com ele é uma forma de ficarem mais próximos e deste não sentir tanto a sua falta.

Contras

  • Os lençóis nunca ficam 100% limpos. Por mais que tenha cuidado com a higiene do seu cão ele pode trazer algo da rua agarrado às patas e isso é o suficiente para a sua cama ficar com micróbios;
  • Pode influenciar a sua qualidade de sono. Se for um cão que se mexa muito ou que ladre ao mínimo sinal não lhe vai dar noites descansadas. O que não é nada bom sinal para si;
  • Ambos podem magoar-se. Basta que um dos dois (ou mesmo os dois) se mexam muito para acontecer um incidente;
  • Pode gerar problemas comportamentais. A hierarquia de grupo é uma questão que pode sofrer alterações negativas ao deixar o cão entrar no seu espaço. Ao deixá-lo dormir consigo uma noite vai fazer com que ele ache que pode sempre fazê-lo.

O que acha desta questão? Os cães devem ou não dormir com os donos?

 

Leave a Reply