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Sabia que a vitamina D é o único nutriente obtido através dos alimentos e da ação direta da luz do sol na nossa pele? E que é uma das maiores aliadas dos seus ossos na luta contra a osteoporose?

Chamam-lhe a vitamina do sol, a amiga do cálcio e a hormona que previne deformidades ósseas. Num estudo recente, publicado no Journal of the American Medical Association, concluiu-se até que, a carência de vitamina D triplica o risco de perda de faculdades mentais na terceira idade.

Além de podermos absorvê-la através do contacto direto (com precaução) do sol, esta vitamina está também presente em vários alimentos. Ao consumi-la diariamente (a OMS recomenda uma ingestão diária de 5 µg em crianças e adultos até aos 50 anos, grávidas e lactantes; 10 µg dos 51 aos 65 anos e 15 µg acima dos 66 anos), as mais-valias são muitas: otimiza o cálcio, absorve o fósforo, previne a perda de capacidades cognitivas e é fulcral para a mineralização da estrutura óssea.

A seguir, mostramos-lhe os alimentos com vitamina D em que deve apostar.

vitamina D

Sardinhas

É um peixe de água salgada rica em proteínas e gorduras saudáveis. O seu consumo diminui o nível de colesterol mau e de triglicéridos no corpo, além de auxiliar na saúde cardiovascular.

 

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