By

Estudo revela que a melhor idade para ter filhos é após os 35 anos, pois, neste período, a mãe está melhor preparada psicologicamente. Mostre este artigo aos seus sogros para ver se se calam de uma vez com a pergunta: ‘quando é que me dão um neto?’. Veja o exemplo da cantora Janet Jackson que foi mãe aos 50 anos.

Um estudo revela que as mulheres têm um cérebro mais alerta no pós-menopausa se tiveram filhos depois dos 35 anos, se usaram contracetivos hormonais durante mais de dez anos ou se tiveram a menstruação depois dos 13. Roksana Karim, responsável pelo estudo e professora assistente de medicina preventiva na Keck School of Medicine of USC, afirma que, “baseados nestas descobertas não recomendamos que as mulheres esperem até aos 35 anos para terem filhos, mas os estudo fornece fortes evidências de que há uma associação positiva entre uma gravidez tardia e um conhecimento cognitivo mais avançado”.

Supergrávidas

O estudo, publicado no passado mês no Journal of the American Geriatrics Society, incluiu 830 mulheres que tinham , em média, 60 anos de idade. É caso para dizer que as velha “desculpa” ‘Como é que eu posso criar uma crança se ainda me sinto como uma?’, até faz algum sentido. Os investigadores descobriram que as mulheres que tinham tido o seu primeiro filho depois dos 24, tinham melhores resultados em testes de resolução de problemas e nas capacidades verbais, do que as jovens mães entre os 15 e os 24 anos. As mulheres que tiveram o seu último bebé depois dos 35 demonstraram ter ainda melhor memória verbal e cognitiva.

Este aumento das capacidades do cérebro deve-se a uma produção crescente das hormonas – estrogénio e progesterona – que ocorrem durante a gravidez. Conclusão, quando estamos grávidas, tornamo-nos num género de superhumanos com superpoderes, os quais aumentam à medida que somos mais velhas.

Qual é a sua opinião sobre este tema?

 

Leave a Reply