By

Há certos cuidados que deve ter após o ato sexual, pois ajudam a prevenir infeções urinárias e sexualmente transmissíveis. Conheça-os e adote-os já na próxima vez que estiver com o seu parceiro. A sua saúde sexual agradece!

Quando se tem uma vida sexual ativa, deve-se evitar alguns erros comuns. Nomeadamente, ficar a aninhada no parceiro até adormecer ou desfrutar do momento de prazer até ter fome. O melhor para a saúde sexual das mulheres é que se dirijam à casa de banho mais próxima, urinem, lavem o seu órgão genital e depois bebam água para se reidratarem depois do “exercício físico”. Estes são apenas os cuidados mais importantes a ter no seguimento dos encontros sexuais, uma vez que ajudam a evitar infeções urinárias e sexualmente transmissíveis. Descubra, mais abaixo, os sintomas a que deve estar atenta, caso não tome estas medidas preventivas.

Limpe a zona íntima

Lave a vagina com um produto adequado e enxague abundantemente com água tépida. Não use uma esponja para o efeito, pois pode aumentar a probabilidade de vir a ter uma infeção urinária.

Urine depois do sexo

Mictar após o ato sexual ajuda a evitar o desenvolvimento de uma Infeção do Trato Urinário (ITU), já que está a libertar as bactérias na bexiga.

Ingira mais água

Beba mais de 1,5 litros de água por dia, para dificultar a acumulação de bactérias.

Evite o banho de imersão

Tomar banho com o parceiro parece a coisa mais romântica e sensual, mas, na realidade, é das piores coisas que pode fazer durante (se tiver uma banheira avantajada ou um jacuzzi) ou imediatamente após o ato sexual. Porquê? É um meio ideal para a proliferação de bactérias.

 

Sinais de alerta

Deixamos-lhe aqui os principais sintomas das infeções urinárias e das infeções sexualmente transmissíveis. Caso sinta algum deles, faça exames clínicos o mais rápido possível. O ideal é que cumpra os rastreios regulares, pois também permitem despistar as doenças sexualmente transmissíveis.

 

SINTOMAS

INFEÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL

Corrimento vaginal
Vermelhidão
Bolhas
Verrugas
Vesículas
Dor ou ardor ao urinar
Dores no baixo-ventre
Dor ou desconforto no sexo
Febre

 

INFEÇÃO DO TRATO URINÁRIO

Perda de sangue anormal
Corrimento vaginal
Mau odor
Comichão
Dor persistente
Urgência em mictar
Dor ou ardor ao urinar
Urina turva

Costuma ter este tipo de cuidados?

 

Leave a Reply