By

Está cansada de fazer sempre os mesmos pratos à base de atum em conserva? Aqui vamos dar-lhe a conhecer os benefícios deste alimento e outras formas de usá-lo na culinária.

Somos uns apreciadores confessos de enlatados, sobretudo, de atum em conserva. O estudo Consumo de Conservas de Peixe em Portugal, realizado pelas professoras Elisabete Pinto e Manuela Pintado da Universidade Católica do Porto, revelou que 87 por cento das portugueses preferem o atum aos restantes peixes enlatados. E, aparentemente, os nossos hábitos de consumo estão em linha com o resto do mundo, já que o atum em conserva também é apreciado além-fronteiras. De acordo com Castro e Melo, secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), “é a conserva que mais se consome no mercado interno e no mundo”.

Propriedades do atum

Além de ser um alimento económico e prático de utilizar na culinária, o atum em conserva é muito nutritivo. Segundo o livro Comer para Emagrecer, de Gill Paul (Arte Plural Edições), contém selénio, tirosina, ómega-3 e vitaminas do complexo B. Estas propriedades traduzem-se numa longa lista de benefícios. Por um lado, ajudam a retardar o envelhecimento e a reduzir o risco de aparecimento de doenças neurodegenerativas. Por outro, escreve o autor, promovem a saúde cardíaca, melhoram o humor, favorecem a função da tiroide, reduzem a pressão arterial, combatem a fadiga, diminuem o impacto do stress e ainda equilibram os níveis de glicemia. Por isso, deve ser um alimento obrigatório na sua despensa. Agora veja algumas receitas deliciosas e rápidas de fazer. Experimente e diga-nos se sabem tão bem quanto parecem!

ceviche atum

#1 Ceviche de atum em conserva

Skinnytaste

Serve 2 pax | 30 min

Numa taça média, misture duas colheres de cebola vermelha picada, uma pitada de sal, sumo de um limão e azeite. Junte duas colheres de coentros picados, um jalapeño picado, uma lata de atum e um tomate cortado e sem sementes. Deixe marinar no frigorífico durante 20 minutos e depois sirva com fatias de abacate.

 

Leave a Reply