By

Tal como a estação em si, as fragrâncias de verão não devem ser muito complicadas. Tudo o que queremos são perfumes frescos, leves e arejados, que apelem à alegria e boa disposição. Selecionámos dez que nos proporcionam isso e muito mais: além de energéticos são sofisticados e surpreendentes.

Não interessa a estação: gostamos de estar perfumadas todo o ano. Acontece que há perfumes que se adequam mais ao verão, outros ao inverno.

As águas de colónia são a opção de perfume mais comum durante os meses de calor. Sendo que, o que distingue uma água de colónia de outras fragrâncias é o seu grau de concentração (a eau de parfum é a mais concentrada, com mais tenacidade e durabilidade). A água de colónia, por vezes denominada splash, é a menos concentrada e, por essa razão, é mais volátil. Conheça-as melhor:

Eau de Cologne (EDC)

Ainda que na realidade seja uma eau de toilette – pois contém mais do que 5% de compostos aromáticos –  a água de colónia é uma composição fresca, leve e frutada que tem na sua base óleos essenciais de limão, bergamota, laranja e absoluto de néroli. Também pode conter óleos essenciais de lavanda ou alecrim.

Eau de Toilette (EDT)

Mais leve do que a eau de parfum, é normalmente vendida em embalagens em spray. A sua leveza requer uma aplicação mais difusa e a maior concentração de álcool torna a sua durabilidade menor. Esta é a versão mais aconselhável para usar no dia a dia uma vez que é menos intensa – mesmo que exagere na quantidade, não vai durar muito tempo. Costuma conter entre 4 a 15% de essência de perfume.

Eau de Parfum (EDP)

Com a mesma essência de um perfume mas com uma maior quantidade de álcool e água, é mais leve que o primeiro e não dura tanto tempo na pele. Apesar disso, é uma escolha mais frequente do que a sua versão original, talvez pelo seu preço mais acessível. Normalmente, uma eau de parfum contém de 10 a 20% de essência de perfume.

Agora, veja a galeria com sugestões de 10 perfumes frescos.

Acqua di Parma

Cedro di Taormina, 69,60€ (75 ml), Acqua di Parma

 

Leave a Reply